quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Texto ALGUMAS VERDADES QUE SEI SOBRE DEUS

Texto ALGUMAS VERDADES QUE SEI SOBRE DEUS
Texto ALGUMAS VERDADES QUE SEI SOBRE DEUS

Produzindo perguntas a partir do texto A RÃ E O BOI

Clique AQUI para acessar o texto A RÃ E A FÁBULA.

Propor às crianças que ouçam o texto A rã e o boi silenciosamente. A seguir:
  • fazer levantamento de hipóteses a partir do título do texto;
  • você deverá contar a história para as crianças;
  • conversar sobre o que ouviram, comparando ao que foi imaginado;
  • apresentar o texto da folha xerocada para que as crianças leiam silenciosamente o primeiro parágrafo:
texto-a-ra-e-o-boi-produzindo-perguntas.png
Texto A RÃ E O BOI para produzir perguntas
  • elas deverão recontar o que leram com suas palavras;
  • você deverá questionar as crianças sobre as informações que encontramos neste texto (ver sugestões no texto da folha xerocada):
sugestees-perguntas-texto-a-ra-e-o-boi-produzindo-perguntas.png
Sugestões de perguntas produzidas a partir do texto A RÃ E O BOI

  • pedir a elas para deem sugestões de perguntas que poderão ser feitas a partir deste trecho;
  • fazer o mesmo na leitura dos demais parágrafos;
  • pedir as crianças que completem o quadro com informações sobre o texto.








Atividades para crianças que têm SÍNDROME DE IRLEN

ATIVIDADES COM NÚMEROS E COORDENAÇÃO MOTORA FINA
Usar massinha de cores diferentes para:
  • preencher o número;
  • confeccionar frutas para serem colocadas na árvore de acordo com o número indicado;
  • fazer bolinhas para colocar nos quadrinhos de acordo com o número indicado.
Número 1

Número 2

Número 3







ATIVIDADES COM NÚMEROS, CORES, SEQUÊNCIA 
E COORDENAÇÃO MOTORA
Usar bolinhas de massinha ou de papel crepom para enfeitar as centopeias. Sobre cada bolinha que representa o corpo das centopeias, colocar bolinhas de massinha ou de papel, seguindo a sequências de cores propostas:

Usar bolinhas de massinha ou de papel crepom para enfeitar a centopeia
Usar bolinhas de massinha ou de papel crepom para enfeitar a centopeia

Usar bolinhas de massinha ou de papel crepom para enfeitar a centopeia
Usar bolinhas de massinha ou de papel crepom para enfeitar a centopeia




ATIVIDADES: SEQUÊNCIA DE CORES

Atividade COMPLETANDO A SEQUÊNCIA DE CORES
Atividade COMPLETANDO A SEQUÊNCIA DE CORES


Completando as sequências de cores
Completando as sequências de cores




JOGO DOS CINCO ERROS
Encontrar, na segunda cena, o que está diferente da primeira cena, assinalando estes erros:
Jogo dos 5 erros - CHAPEUZINHO VERMELHO
Jogo dos 5 erros - CHAPEUZINHO VERMELHO
Esta imagem foi retirada do site https://br.fotolia.com/




LABIRINTO
Em cada atividade, levar as personagens até o lugar pedido:

Labirinto - CHAPEUZINHO VERMELHO
Labirinto - CHAPEUZINHO VERMELHO


Labirinto - CINDERELA
Labirinto - CINDERELA



DOMINÓ - CHAPEUZINHO VERMELHO
Recortar as peças do jogo do dominó, nos pontilhados.

Jogo de dominó - CHAPEUZINHO VERMELHO
Jogo de dominó - CHAPEUZINHO VERMELHO



Para conhecer um pouco sobre a SÍNDROME DE IRLEN clique AQUI.







Atividades que podem ser trabalhados com crianças que tenham SÍNDROME DE IRLEN

·        Desenvolvimento das atividades – conteúdos
·        Andar, pular, correr, bater.
·        Atenção concentrada.
·        Categorização (cores, frutas, iguais).
·        Colorir, desenhar e contornar.
·        Construção de histórias.
·        Coordenação motora fina – movimento de pinça.
·        Coordenação motora grossa.
·        Discriminação de cores, letras e números.
·        Discriminação temporal.
·        Discriminação visual.
·        Dominó.
·        Encaixar, recortar.
·        Equilíbrio e flexibilidade.
·        Esquema corporal.
·        Funções básicas de pensamento.
·        Jogo da memória.
·        Jogo dos sete erros.
·        Jogos e brincadeiras.
·        Lateralidade.
·        Liga pontos.
·        Jogo do mico.
·        Organizar figuras.
·        Provas Piagetianas.
·        Quebra-cabeça.
·        Raciocínio lógico.
· Vivência de experiências de alfabetização e de letramento, motoras (mãos), fonoarticulatórias.
·      Jogos de cartas para essa faixa etária: Rouba-montes, Bom dia, meu Senhor, Borboleta e Mau-mau.
·     Cantar: “Árvore da montanha”, “A velha a fiar”, “Seu Lobato tinha um sítio” e “Mestre André”.
·  Brincadeiras de mão acompanhadas de melodias cantadas – como Adoleta, Escravos e Jó, Popeye e Nós somos quatro – treinam a memória de trabalho, a inibição e a flexibilidade cognitiva. 



Para conhecer um pouco sobre a SÍNDROME DE IRLEN clique AQUI.






Sugestões de atividades para serem trabalhadas com crianças que tenham SÍNDROME DE IRLEN

) Contar a história Chapeuzinho Vermelho.
(  ) Brincar de Jogo da trilha Chapeuzinho Vermelho.
(  ) Ordenar as cenas da história Chapeuzinho Vermelho.
(  ) Jogo dos sete erros Chapeuzinho Vermelho.
(  ) Localizar o elemento que não faz parte do grupo (folha xerocada 1).
(  ) Jogo Números e massinha.
(  ) Atividades com bola.
(  ) Atividade de Liga pontos.
(  ) Atividade de Jogo dos 7 erros.
(  ) Jogo da memória.
(  ) Dominó.
(  ) Lançar bolas, papel amassado, saquinhos com areia dentro de um balde, caixa.
(  ) Brincar de boliche.
(  ) Encaixar pinos.
(  ) Eva ou madeirit perfurado para passar cordões de calçado (costura).
(  ) Brincar com a bola pendurada por um fio de barbante.
(  ) Subir as escadas elevando o joelho bem alto.
(  ) Andar com passos de elefante.
(  ) Andar de joelhos com as mãos no ar
(  ) Pulo do coelho (dois pés e apoio das mãos no chão).
(  ) Imitar caranguejo (sentar no chão, palminha das mãos para trás, elevar o quadril caminhando para frente e para trás).
(  ) Ficar na ponta dos pés em cima de um banco.
( ) Ficar na ponta dos pés com os olhos abertos e depois fechados (10 segundos cada).
(  ) Caminhar na ponta dos pés.
(  ) Agachar, abrir os braços e imitar um avião, primeiro com os olhos abertos e depois com os olhos fechados.
(  ) Andar na ponta dos pés com as mãos na nuca e com os calcanhares e com os braços cruzados nas costas.
(  ) Passos largos e a mão na cintura, e de lado com as mãos na cabeça.
(  ) Imitar o sapinho, (cócoras) ir e voltar.
(  ) Ir correndo e voltar andando.
(  ) Ir andando e voltar correndo.
(  ) Ir saltitando com os dois pés e voltar andando.
(  ) Andar em Câmera lenta, andar rápido e andar devagar.




Para conhecer um pouco sobre a SÍNDROME DE IRLEN clique AQUI.