quarta-feira, 16 de agosto de 2017

3º Ano - Textos com interpretação







1)    Leia o texto e copie-o:

A CHUVARADA
Chove na floresta. Ploc! Ploc! Ploc!
Bichos miúdos fogem à procura de um abrigo seguro.
Uma joaninha se refugia debaixo de uma grande folha.
A centopeia, correndo com suas perninhas ligeiras, desaparecendo num buraquinho com enorme habilidade.
Gotas grudadas numa teia fazem dona aranha reclamar, nervosa:
– Que chuva fora de hora!
De repente, um pingo enorme cai. Plaft!
O caracol, assustado, esconde-se dentro da casa dele.
E a chuva continua na floresta. Ploc! Ploc! Ploc!
Um grilo, com as patas molhadas, suplica:
– Chuva, vá embora!
Mas, lá no brejo, o sapo comemora, aplaudindo a chuvarada.

2)    Marque com um (X) a resposta certa:
·         Este texto é:
(  ) um convite.
(  ) uma fábula.
(  ) um bilhete.
(  ) um conto.

·         Este texto conta a história:
(  ) de animais que foram pegos de surpresa pela chuva.
(  ) de um sapo que vivia na floresta das chuvas.
(  ) dos animais que não gostavam de chuva, por isso, foram morar no deserto.
(  ) dos animais que viviam na floresta.

·         Esta história se passa:
(  ) debaixo de uma grande folha.
(  ) na floresta.
(  ) num buraquinho.
(  ) dentro da casa do caracol.

·         É o personagem que disse “Que chuva fora de hora!”:
(  ) a joaninha.
(  ) a centopeia.
(  ) o grilo.
(  ) a aranha.



1)   Leia o texto e copie-o:
A GALINHA MEDROSA
     Logo ao nascer do sol, uma galinha medrosa, que acordou antes das outras, saiu do galinheiro.
    Ainda tonta de sono e meio distraída, viu a própria sombra atrás dela e levou o maior susto:
    – Cocó… cococó… cocoricó… socorro! Tem um bicho horroroso me perseguindo!
    E saiu correndo pra lá e pra cá, toda arrepiada, soltando penas para tudo quanto é lado.
    A barulheira acordou as outras galinhas que, assustadas, saíram do galinheiro:
    – O que foi que aconteceu? Cadê o bicho? Que susto! Cocoricó… cocoricó… cocoricó…
    E saíram correndo pra lá e pra cá, todas arrepiadas, soltando penas para tudo que é lado.
    Só depois de muito tempo e de muita correria é que elas se deram conta de que não estavam vendo bicho nenhum.
    – Onde está o bicho? – perguntou uma delas ainda meio sem fôlego.
    – Ali – respondeu a galinha medrosa e apontou para a própria sombra.
Liliana e Michele Iacocca
2)   Marque com um (X) a resposta certa:
·        Este texto conta a história de uma galinha que:
(  ) achou um jeito diferente de acordar todos no galinheiro.
(  ) era medrosa e assustou-se com a sua própria sombra.
(  ) foi perseguida por um bicho horroroso.
(  ) não tinha educação.

·        No texto, é uma frase que apresenta uma expressão que dá ideia de tempo:
(  ) “...viu a própria sombra atrás dela e levou o maior susto...”
(  ) “Logo ao nascer do sol, uma galinha medrosa, que acordou antes das outras, saiu do galinheiro.”
(  ) “Onde está o bicho?”
(  ) “Tem um bicho horroroso me perseguindo!”



Leia o texto muitas vezes, copie-o, depois, responda as questões abaixo:
Texto instrucional: DOCES CARAMELADOS

Ingredientes: 
·        2 xícaras de açúcar 
·        1 xícara de água
·        2 colheres de sopa de vinagre branco

Modo de preparo:
·        Leve ao fogo o açúcar e a água, deixando ferver até o ponto de bala mole (pingue a calda em uma xícara com água para verificar o ponto).
·        Adicione o vinagre e deixe no fogo até ficar no ponto de quebrar.
·        Abaixe o fogo ao mínimo.
·        Jogue os doces um a um na calda, retire-os e coloque-os sobre superfície untada com manteiga.

a)   Qual é a última palavra do texto? ___________________________________________
b)   Que tipo de texto é este que você acabou de ler? ______________________________
c)   Para que serve este texto? ________________________________________________



1)   Leia o texto muitas vezes e copie-o:
A BRUXINHA CLOTILDA
    Clotilda é uma bruxinha diferente, bem moderninha, que adora voar de vassoura e fazer estripulias.
    No caldeirão de Clotilda, só existem feitiços do bem, suas poções mágicas são de amor e amizade.
    Quando ela vê crianças brigando, fica triste, pois Clotilda é a bruxinha da paz. Prepara logo um feitiço de amizade: coloca no seu caldeirão umas gotas de amor, pétalas de tolerância, pó das asas da fada alegria e óleo de arrependimento, uma raiz de perdão e muito brilho da estrela do contentamento.
    Mexe bem o caldeirão, canta hinos de alegria, e está pronta a poção…
     Antes de raiar o dia, vai á casa dos briguentos, e lança sua magia, levada nas asas do vento… a poção como chuva fina, cai sobre as crianças adormecidas, que esquecem o motivo da briga.
    Essa é a bruxa Clotilda, uma bruxinha só do bem, que só quer levar alegria por onde passa.
    Aprenda a poção de Clotilda e faça a mágica também, pois a poção da Clotilde não faz mal para ninguém.
Jorge Linhaça
2)   Agora, marque a resposta certa:
a)   É a última palavra do segundo parágrafo:
(  ) estripulias.
(  ) passa.
(  ) poção.
(  ) amizade.

b)   Número de palavras do quinto parágrafo:
(  ) 34.
(  ) 35.
(  ) 13.
(  ) 18.

c)   É um dos ingredientes para produzir a poção:
(  ) amor.
(  ) asas de morcego.
(  ) ódio.
(  ) língua de sapo.

d)   Clotilda é uma bruxa diferente porque:
(  ) ela não gosta de fazer feitiço.
(  ) todos os dias ela faz ginástica.
(  ) ela viaja de avião.
(  ) ela é uma bruxinha só do bem.


e)   Quando Clotilda lança seu feitiço de amizade?
(  ) À noite.
(  ) Bem cedo.
(  ) À  tarde.
(  ) No domingo.


1)    Leia a primeira parte do texto e copie-o:
Parte 1 – A BRUXINHA CLOTILDA
    Clotilda é uma bruxinha diferente, bem moderninha, que adora voar de vassoura e fazer estripulias.
    No caldeirão de Clotilda, só existem feitiços do bem, suas poções mágicas são de amor e amizade.
    Quando ela vê crianças brigando, fica triste, pois Clotilda é a bruxinha da paz. Prepara logo um feitiço de amizade: coloca no seu caldeirão umas gotas de amor, pétalas de tolerância, pó das asas da fada alegria e óleo de arrependimento, uma raiz de perdão e muito brilho da estrela do contentamento.
    Mexe bem o caldeirão, canta hinos de alegria, e está pronta a poção… 

                                                                                                                                         Jorge Linhaça
2)   Agora, marque a resposta certa:
a)   É a última palavra do segundo parágrafo:
(  ) estripulias.
(  ) passa.
(  ) poção.
(  ) amizade.

b)   É um dos ingredientes para produzir a poção:
(  ) amor.
(  ) asas de morcego.
(  ) ódio.
(  ) língua de sapo.

c)   Clotilda é uma bruxa diferente porque:
(  ) ela não gosta de fazer feitiço.
(  ) todos os dias ela faz ginástica.
(  ) ela viaja de avião.


(  ) ela é uma bruxinha só do bem.





1)   Leia esta parte do texto e copie-o:
Parte 2 – A BRUXINHA CLOTILDA
       (...)
     Antes de raiar o dia, vai á casa dos briguentos, e lança sua magia, levada nas asas do vento… a poção como chuva fina, cai sobre as crianças adormecidas, que esquecem o motivo da briga.
    Essa é a bruxa Clotilda, uma bruxinha só do bem, que só quer levar alegria por onde passa.
    Aprenda a poção de Clotilda e faça a mágica também, pois a poção da Clotilde não faz mal para ninguém.
                                                                                                                                                   Jorge Linhaça
2)   Agora, marque a resposta certa:
a)   Número de palavras do último parágrafo:
(  ) 18.
(  ) 19.
(  ) 20.
(  ) 21.

b)   Clotilda é uma bruxa diferente porque:
(  ) ela não gosta de fazer feitiço.
(  ) todos os dias ela faz ginástica.
(  ) ela viaja de avião.
(  ) ela é uma bruxinha só do bem.

c)   Quando Clotilda lança seu feitiço de amizade?
(  ) À noite.
(  ) Bem cedo.
(  ) À  tarde.
(  ) No domingo.




Clique AQUI  e conheça mais histórias