Bem-vindos!


Aqui você tem muito conteúdo educacional de qualidade. Atividades que enriquecerão seus conhecimentos.:)

Bem-vindos ao meu blog e aprendam muito!
Propor as crianças trabalhar o livro Fofinho. Para isso:
  • pedir as crianças que digam o que acham que poderá acontecer em uma história que tem este nome;
  • você deverá escrever no quadro de giz o que as crianças forem falando;
  • apresentar a capa do livro Fofinho para que as crianças observem-na detalhadamente:


Clique AQUI para acessar o livro Fofinho, de Teresa Noronha.


  • as crianças deverão se mudaram  de opinião em relação do que acham que vai acontecer nesta história;
  • ler as frases que foram escritas no quadro de giz;
  • apagar aquelas que elas acham que não faz sentido mais e escrever outras;
  • ouvir a história do livro;
  • em cada página lida, conversar comas crianças pedindo a elas que recontem com suas palavras o que acabaram de ouvir;
  • no final da história, pedir as crianças que digam o que acharam desta história;
  • comparar as informações que tinhas antes com aquelas que têm agora, verificando quais hipóteses foram confirmadas;
  • responder as perguntas sugeridas no quadro abaixo.

Em um segundo momento, as crianças deverão resolver a folha xerocada Brincando e aprendendo, para descobrir quais são as frases verdadeiras em relação à história Fofinho. Para isso:
  • pedir as crianças para ler, com ou sem ajuda, a primeira frase:

BRINCANDO E APRENDENDO, a partir da história do livro FOFINHO, de Teresa Noronha
BRINCANDO E APRENDENDO, a partir da história do livro FOFINHO, de Teresa Noronha

  • marcar esta frase, caso ela seja verdadeira em reação á história Fofinho;
  • fazer o mesmo para ler e descobrir quais são as outras frases verdadeiras;
  • para corrigir, pedir uma criança para ler a primeira frase da folha xerocada;
  • recontar esta frase com suas palavras;
  • a crianças deverá dizer se esta deveria ao não ter sido assinalada;
  • as demais crianças deverão concordar ou não, justificando-se;
  • usar os mesmos procedimentos para corrigir as demais frases;
  • contar e descobrir o número de palavras de cada frase;
  • colorir a última palavra de cada frase;
  • copiar estas palavras e separá-las em sílabas.

  1. Como era o pintinho que Mariana ganhou? Ele era um pintinho de um dia, macio como algodão.
  2. Por qual motivo Fofinho fugiu para o quintal? Porque ele era curioso.
  3. Qual foi o primeiro animal que Fofinho encontrou ao sair de casa? Um patinho.
  4. quando Fofinho tentou latir como um cachorro, o que aconteceu? Ele piou fraco.
  5. Quando Fofinho descobriu que não era abelha? Quando ele tentou ir atrás da abelha que entrou em uma flor.
  6. Quando Fofinho parou de fazer perguntas? Depois que encontrou um balde.
  7. O que o pintinho tentava descobrir quando encontrou aqueles animais? Que animal ele era.
  8. Quando Fofinho descobriu qual animal ele era? Quando encontrou a galinha.
  9. Como é a vida de um pintinho? Comer, dormir e brincar.
  10. No final da história, com o ficou Fofinho? Feliz.

Nenhum comentário: