Para iniciar, pedir às crianças que leiam o título do conto Chapeuzinho Vermelho e o incrível Lobo Bom, que você deverá escrever no quadro de giz para, a seguir:
- dizer se conhecem esta história;
- elas deverão falar se acham que esta história é diferente ou não da história Chapeuzinho Vermelho que elas já conhecem;
- dizer o que acham que vai acontecer nesta história a partir do que conversaram sobre o título do livro;
- você anota o que as crianças forem falando no quadro de giz;
- as crianças deverão dar sugestões de personagens que farão parte desta história, onde e quando ocorrerá esta história para que você anote o que elas forem falando no quadro de giz;
- apresentar para as crianças as cenas desta história, afixando-as no quadro de giz, fora da sequência:
- pedir as crianças que analisem as cenas;
- conversar sobre o que puderam observar;
- as crianças deverão dizer se estas cenas estão na ordem certa e o porquê;
- sequenciar as cenas de acordo com as sugestões das crianças;
- as crianças deverão ouvir a história que você vai contar;
- pedir as crianças para novamente observar as cenas;
- elas deverão dizer se, de acordo com a história ouvida, estas cenas foram organizadas corretamente;
- recontar a história, onde uma criança começa e as demais dão continuidade;
- ler as frases escritas no quadro de giz, para verificar quais delas estão certas em relação a história ouvida;
- comparar esta história a história Chapeuzinho Vermelho, fazendo um levantamento das semelhanças e das diferenças.
Em um segundo momento, as crianças deverão resolver a folha xerocada Adivinha, adivinha! – Chapeuzinho Vermelho e o incrível Lobo Bom. Para isso:
- ler a primeira frase da folha xerocada:
- colorir o quadrinho que a representa, caso ela esteja certa em relação ao conto Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Bom;
- fazer o mesmo com as demais frases;
- para corrigir, pedir a uma criança que leia a primeira frase e diga se ela teria ou não que ser colorida;
- as outras crianças deverão dar sua opinião, concordando ou não com a resposta dada;
- fazer o mesmo para corrigir as demais frases.
Nenhum comentário:
Postar um comentário