Bem-vindos!


Aqui você tem muito conteúdo educacional de qualidade. Atividades que enriquecerão seus conhecimentos.:)

Bem-vindos ao meu blog e aprendam muito!


As crianças deverão observar as cenas da história Os biscoitos da vovó (folha xerocada) para produzir um texto. Para isso: 

Cenas da história OS BISCOITOS DA VOVÓ
Cenas da história OS BISCOITOS DA VOVÓ

  • comentar, demonstrando o que entenderam das cenas;
  • observar a primeira cena coletivamente;
  • pedir as crianças para falar tudo o que podem observar nela;
  • pedir as crianças para sugerir frases que mostram o que podemos ver nestas cenas;
  • pedir a elas que digam quais são os personagens, lugar e tempo que podemos observar nesta primeira cena;
  • fazer o mesmo ao observar as demais cenas;
  • pedir as crianças que digam qual é o problema que podemos observar nesta cena e em qual cena ele aparece;
  • as crianças também deverão dizer qual foi a solução para o problema enfrentado;
  • conversar sobre a atitude do menino que pegou os biscoitos sem a permissão da sua vovó;
  • as crianças deverão falar o que podemos aprender com esta história;
  • a partir de todas estas informações, as crianças deverão produzir o texto, individual ou coletivamente;
  • caso seja individual, à medida que as crianças forem produzindo o texto, você deverá estar atenta ao modo como elas escrevem, ajudando-as a refletir sobre o que escreveram e questionando-as para que tenham meios para escrever mais;
  • quem quiser deverá ler sua produção para seus colegas.

1) Quais personagens fazem parte desta história?
2) Onde se passa esta história?
3) Qual elemento nos permite concluir isto?
4) Tem como eu saber a que horas esta história se passa, apenas pela observação destas cenas? Por quê?
5) Como o menino conseguiu alcançar os biscoitos?
6) Será que ele pensou que poderia sofrer um acidente ao tentar pegar escondidos os biscoitos da vovó?
7) O que aconteceu com a vasilha onde estavam guardados os biscoitos?
8) Por que aconteceu isto com esta vasilha?
9) Se ela fosse de outro material, seria possível que ela não se quebrasse? Qual material?
10) Como a vovó ficou ao ver o que menino havia feito?
11) O que você imagina que a vovó falou para o menino?
12) O que o menino fez para resolver a bagunça que havia feito?



Nenhum comentário: