Bem-vindos!


Aqui você tem muito conteúdo educacional de qualidade. Atividades que enriquecerão seus conhecimentos.:)

Bem-vindos ao meu blog e aprendam muito!
As crianças deverão observar as cenas da história O susto de Dona Galinha (folha xerocada) para produzir um texto. Para isso:

cenas para produção de texto O SUSTO DE DONA GALINHA
Produção de texto O SUSTO DE DONA GALINHA

  • comentar, demonstrando o que entenderam;
  • escolher algumas crianças para dizer o que entenderam de cada uma das cenas;
  • você deverá fazer perguntas que as ajudarão a entender melhor o que podem ver;
  • pedir as crianças que falem quais elementos compõem esta história, destaque para os personagens e o lugar;
  • a partir de todas estas informações, as crianças deverão produzir o texto, individual ou coletivamente;
  • caso seja individual, à medida que as crianças forem produzindo o texto, você deverá estar atenta ao modo como elas escrevem, ajudando-as a refletir sobre o que escreveram e questionando-as para que consigam escrever mais;
  • quem quiser deverá ler sua produção para seus colegas;
  • conversar com as crianças sobre a importância da brincadeira para uma criança, mas também, sobre o respeito que elas devem ter, quando brincam, com quem está por perto e fora desta brincadeira.

1)  O que a dona Galinha estava fazendo na primeira cena?
2)  Quais elementos compõem a primeira cena?
3)  Em qual lugar se passar a primeira cena?
4)  Que outro personagem apareceu na segunda cena?
5)  O que ele estava fazendo?
6)  Por que ele chutou a bola para longe?
7)  Onde ela foi parar?
8)  O que mostra a quarta cena?
9)  Como a dona Galinha ficou ao ver que a bola havia caído no seu ninho?
10)      Qual foi a atitude da galinha?
11)      O que você acha da atitude dos dois personagens desta história?
12)      Podemos saber, pelo que vemos nestas cenas, a que horas do dia se passa esta história?
13)      Então, vamos usar os conhecimentos que temos para imaginar a que horas esta história acontece?
14)      Primeiro temos que pensar que, se o menino estava jogando e a galinha estava fora do ninho não poderia ser qual parte do dia?
15)      Fazendo várias suposições sobre este menino, você acha em qual horas se passa esta história?
16)      Vamos imaginar o que aconteceu antes e depois do que vemos nestas cenas?

Nenhum comentário: