Pesquisar este blog

27/01/2025

Trabalhando com as vogais orais e nasais

 1)    Apresentar às crianças o cartaz das vogais e explicar para elas que:

 

Trabalhando com as vogais orais e nasais
Quadro com as vogais orais e nasais


 a)     as vogais apresentam diferentes sons* que, embora ao escrevermos sejam sempre escritas (grafemas) da mesma forma, ao falarmos (fonema), o som sai diferente, ou seja o som do vogal O, não é sempre o mesmo em todas as palavras, como em bolo e bola, por exemplo;

b)    este cartaz traz os diferentes sons de cada vogal (fonemas) da nossa língua;

c)     ler o cartaz diariamente.

 

* As vogais podem ser nasais ou orais (abertas ou fechadas):

1. Vogais nasais: São pronunciadas com a passagem do ar pela boca e pelas fossas nasais. As vogais nasais são identificadas por um til ou pelas letras m ou n na sílaba. No caso do uso das letras m ou n, teremos um dígrafo representando a vogal nasal, como em índio ou ímpar.

2. Vogais orais abertas: São vogais pronunciadas com a boca bem aberta. São vogais que são pronunciadas como se tivessem com o acento agudo sobre ela. Exemplo: bola, bota.

3.  Vogais orais fechadas: São vogais pronunciadas com a boca quase fechada. São vogais que são pronunciadas como se tivessem com o acento circunflexo sobre ela. Exemplo: texto, telha.

 

2)    As crianças deverão realizar a brincadeira das vogais. Para isso:

a)     explicar como será a brincadeira;

b)    dividir as fileira em equipes;

c)  sortear uma figura para que cada criança, da primeira equipe, fale uma palavra que tenha o mesmo tipo de vogal: se a figura representa a palavra bolo, elas deverão falar palavras em que as vogais sejam fechadas como a vogal o do bolo, corpo, polvo, globo, etc;

d)    marcar quantas palavras a equipe acertou, na tabela que deverá ser desenhada no quadro de giz;

e)     fazer o mesmo com as demais equipes;

f)      ao final da brincadeira, ler e analisar a tabela para ver qual equipe foi a vencedora;

g)  copiar as palavras da brincadeira, no caderno de Classe, fazendo grupos de acordo com o tipo de som que ela representa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário