1) Apresentar às crianças o cartaz das vogais e explicar para elas que:
Quadro com as vogais orais e nasais |
b) este cartaz traz os diferentes sons de cada vogal
(fonemas) da nossa língua;
c) ler o cartaz diariamente.
* As vogais podem ser nasais ou orais (abertas ou
fechadas): 1. Vogais nasais:
São
pronunciadas com a passagem do ar pela boca e pelas fossas nasais. As vogais nasais são identificadas por um til ou
pelas letras m ou n na sílaba. No caso do uso das letras m ou n, teremos um dígrafo
representando a vogal nasal, como em índio
ou ímpar. 2. Vogais orais abertas: São vogais pronunciadas com a boca bem aberta. São vogais que são pronunciadas como se tivessem com o acento agudo sobre ela. Exemplo: bola, bota. 3. Vogais orais fechadas:
São vogais pronunciadas com a boca quase fechada. São vogais que são
pronunciadas como se tivessem com o acento circunflexo sobre ela. |
2) As crianças deverão realizar a brincadeira das vogais. Para isso:
a) explicar como será a brincadeira;
b) dividir as fileira em equipes;
c) sortear uma figura para que cada criança, da primeira
equipe, fale uma palavra que tenha o mesmo tipo de vogal: se a figura representa a palavra bolo, elas deverão falar palavras em que as vogais sejam fechadas como a vogal o do bolo, corpo, polvo, globo, etc;
d) marcar quantas palavras a equipe acertou, na tabela
que deverá ser desenhada no quadro de giz;
e) fazer o mesmo com as demais equipes;
f) ao final da brincadeira, ler e analisar a tabela para ver
qual equipe foi a vencedora;
g) copiar as palavras da brincadeira, no caderno de
Classe, fazendo grupos de acordo com o tipo de som que ela representa.
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