Antes de resolver a atividade postada abaixo, você deverá propor atividades como jogos e brincadeiras para levar a criança a perceber que a vogal A, pode ser representada por um símbolo que é a letra A.
A criança precisa perceber a relação grafema (letra) com fonema (som), para poder aprender que quando falamos A, a letra ouvida poderá ser escrita usando-se o grafema A.
Para que aconteça o desenvolvimento da criança, é fundamental que haja a interação desta com o objeto de estudo, com seus pares, e também, com o(a) professor(a) que é o(a) mediador(a) deste processo.
Você poderá me dizer, que já sabe de tudo isso. E eu, vou te responder que acho ótimo você já conhecer informações tão importantes para nós alfabetizadores.
A teoria nos ajuda a compreender a criança e a buscar formas de ajudá-las a desenvolver neste processo tão bonito que é o ensino-aprendizagem.
Além de que, sabendo em qual nível se encontra a criança, podemos propor atividades que poderão, realmente, ajudá-las a desenvolver cada vez mais.
Hora da brincadeira
- Apresentar a vogal A.
- Conversar sobre ela.
- Repetir o nome desta vogal de diversas maneira: alto, baixo, devagar, depressa, etc.
- Dividir a turma em duas equipes.
- Pedir a uma criança, de cada equipe, que tente achar o maior número de vogais A, na caixa das letras, durante um tempo determinado.
- Quando terminar o tempo, ver qual equipe foi a vencedora, contando cada letra A que as crianças conseguiram.
- Anotar estes dados em uma tabela, que deverá ser desenhada, no quadro de giz.
- Repetir a brincadeira, até que todas as crianças tenham participado.
- Ler e interpretar a tabela para ver qual equipe conseguiu mais letras A.
Atividade com a vogal A
Atividade com a vogal A |
Atividade com a vogal E
Atividade com a vogal A |
Atividade com a vogal I |
Atividade com a vogal A |
Atividade com a vogal U |
Nenhum comentário:
Postar um comentário