Antes de resolver as atividades impressas, você deverá propor algumas atividades concretas, que ajudarão o professor ou a professora a fazer um diagnóstico dos conhecimentos assimilados pelas crianças.
Atividade 1 - Brincando com os números
- Pedir a uma criança para falar um número de 0 a 10.
- Escrever este número no quadro de giz.
- Peça a outra criança para falar outro número que seja maior que o número falado.
- Depois, pedir a outra criança, para falar outro número que seja menor ao primeiro número falado.
- À medida que for falando os números, fazer uma análise sobre os conceitos propostos e se aqueles escolhidos estão certos ou não.
- Representar uma reta numérica e destacar os números falados.
- Repetir a brincadeira com outros, como por exemplo, escolher entre 10 e 20.
Objetivos
- Verificar se as crianças entendem os conceitos MAIOR, MENOR, ENTRE, IGUAL, DIFERENTE.
- Verificar se as crianças conhecem os conceitos ANTECESSOR e SUCESSOR.
- Observar e analisar uma reta numérica.
- Localizar os números na reta numérica.
Atividade 2 - Produzindo adições
- Pedir a uma criança que fale um número de 0 a 10.
- Pedir a outra criança que fale outro número de 0 a 10.
- Anotar estes números no quadro de giz.
- Uma criança deverá resolver a adição formada no quadro de giz.
- Analisar a resolução com a ajuda de todas as crianças da turma, para verificar se a adição foi resolvida corretamente.
- Produzir outras adições com outros números.
Objetivos
- Levar a criança a compreender como se produz uma adição.
- Observar se as crianças conhecem os conceitos matemáticos trabalhados e se sabem resolver adições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário