Pesquisar este blog

17/04/2018

26 Pequenos textos - Projeto Ler com a família, ler na escola



Projeto Ler com a família, ler com a escola
Os textos abaixo postados têm como objetivo ajudar as crianças que chegam ao 2º Ano do Ensino Fundamental, com dificuldades para ler palavras, frases e textos. 
Estas crianças têm um caderno em que são colados estes textos que elas levam para casa para que, sua família, possa ajudá-las a treiná-los.


Atividade de leitura é tarefa diária
Os textos lidos com a família, são lidos no outro dia, na escola, para mim (coordenadora pedagógica), com ou sem ajuda.
Este ato de leitura acontece fazendo-se uma reflexão e análise das palavras.


Pressupostos para a realização deste projeto
- O que fazemos com estes textos é levar a criança a treiná-los repetidas vezes, deixando claro para o cérebro que, o ato de ler é importante para aquela criança.
-  Pequenos textos treinados com a ajuda da família dão a possibilidade de, a criança, conseguir ler corretamente, permitindo a mesma o desenvolvimento de sua autoestima, fator primordial para o desenvolvimento cognitivo.
- A atuação da família nestas atividades faz com que, fique claro para as crianças que, ler é um ato muito importante.
- Textos pequenos dão à criança a possibilidade de conseguir ler, aumentando a sua autoestima.
- Leitura é coisa muito séria em nossa escola.


Autora dos textos
- Elisângela Terra


Textos em quadrinhos
Você também pode encontrar estes textos em quadrinhos fatiados, para ajudar as crianças a conseguir perceber melhor as sílabas que compõem cada palavra dos textos, ajudando-as no desenvolvimento da capacidade de ler.

Pequenos textos - Índice
  1. LUANA    
  2. A FOCA E A AVE    
  3. A BONECA DE EMA    
  4. SARA E O SAPO     
  5. ANA E O DOCE    
  6. A BOLA
  7. O DADO
  8. O CAVALO
  9. A PIPA
  10. O PAPAGAIO
  11. O GATO NO MURO
  12. A BALEIA
  13. O MENINO E A VOVÓ
  14. A AVE
  15. A VACA
  16. O GATO DE ANA
  17. TATI E O TUCANO
  18. A FADA FIFI E O MACACO FUFI 
  19. O MACACO
  20. A ABELHA
  21. O GATO E A AVE
  22. RITA E O RATO
  23. REGINA E O RATO
  24. O PATO E O SAPO
  25. A BOLA COLORIDA
  26. LUNA E A LUA



Pequenos textos
LUANA
LUANA VIAJA NA CANOA.
LUANA VÊ A MATA.
LUANA VÊ A AVE.
A AVE VOA EM CIMA DA MATA.
LUANA AMA VIAJAR NA CANOA.



A FOCA E A AVE
A AVE VOA NO CÉU.
A FOCA NADA NA ÁGUA.
A FOCA VIU A AVE.
A AVE VIU A FOCA E VOOU BAIXO.
A FOCA PEGOU O PEIXE E DEU PARA A AVE.
A AVE FICOU FELIZ!
A FOCA E A AVE AGORA SÃO AMIGAS!



A BONECA DE EMA
A TITIA DEU UMA BONECA PARA EMA.
A BONECA DE EMA ERA FEITA DE PANO.
A BONECA DE EMA É A ALICE.
EMA FICA COM A BONECA O DIA TODO.
EMA AMA A SUA BONECA.



SARA E O SAPO
O SAPO SAPECA PULOU NO SAPATO DE SARA.
SARA LEVOU UM SUSTO.
O SAPO LEVOU UM SUSTO DE SARA!
O SAPO PULOU, PULOU E FOI EMBORA.



ANA E O DOCE
ANA VAI À CASA DA VOVÓ.
LÁ, ANA COME DOCE.
O DOCE É DE LEITE.
ANA AMA DOCE DE LEITE.



A BOLA
A TITIA DEU UMA BOLA PARA DUDU. A BOLA É COLORIDA.
A BOLA ROLA, ROLA.
DUDU AMOU A SUA BOLA NOVA.



O DADO
O DADO É DO LUCAS.
LUCAS JOGA O DADO.
O DADO CAI NO PÉ DO MATEUS.
MATEUS RI DE LUCAS.



O CAVALO
O CAVALO É TÃO BONITO!
O CAVALO É VELOZ!
O CAVALO VIVE NO SÍTIO!



A PIPA
A PIPA É DO DIOGO.
A PIPA É COLORIDA.
A PIPA VOA NO CÉU AZUL!



O PAPAGAIO
O PAPAGAIO VIVE NA CASA DE MARIA.
O NOME DE DELE É QUICO.
QUICO É VERDE.



O GATO NO MURO
O GATO É DO LUCAS.
O GATO É LEVADO.
O GATO SOBE NO MURO E VAI PASSEAR.



A BALEIA
A BALEIA É ENORME.
A BALEIA VIVE NO OCEANO.
A BALEIA É MUITO BONITA!



O MENINO E A VOVÓ
O MENINO VAI À CASA DA VOVÓ.
A VOVÓ FAZ BOLO DE FUBÁ PARA O MENINO.
O MENINO AMA COMER BOLO DE FUBÁ



A AVE
A AVE VIVE NA CASA DE MATEUS.
A AVE VÊ O GATO.
A AVE FICA COM MEDO E VOA NO CÉU AZUL.



A VACA
A VACA É A MIMOSA.
ELA VIVE NO SÍTIO DO VOVÔ.
MIMOSA COME MATO E FAZ MU.



O GATO DE ANA
FOFO É O GATO DA ANA.
ANA FALA PARA O GATO:
- PULA GATO FOFO!
O GATO OLHA ANA, MAS NÃO PULA. ELE MIA.
ANA RI DO GATO.



TATI E O TUCANO
TATI FOI AO SÍTIO DO VOVÔ.
TATI VIU UM TUCANO E FALOU:
- VOVÔ O TUCANO É UMA AVE BONITA! 



A FADA FIFI E O MACACO FUFI
FIFI É UMA FADA. ELA VIVE NA MATA.
A CASA DA FIFI É NA ÁRVORE.
FIFI É AMIGA DO MACACO FUFI.
FUFI TAMBÉM VIVE NESTA ÁRVORE.



O MACACO
O MACACO COMEU BANANA.
ELE COMEU MUITA BANANA.
O MACACO FICOU COM DOR DE BARRIGA!



A ABELHA
A ABELHA VOA, VOA, VOA.
ELA VAI DE FLOR EM FLOR.
A ABELHA É MUITO ESPERTA!



O GATO E A AVE
O GATO VIU A AVE.
O GATO É LEVADO.
O GATO VAI PEGAR A AVE.
A AVE VOA, VOA.



RITA E O RATO
RITA VIU NA RUA UM RATO.
O RATO FOI PARA A CASA DE RITA.
O RATO ERA DANADO.
NA CASA DE RITA, ELE ROÍA TUDO O QUE VIA!

  

REGINA E O RATO
REGINA VIU O RATO QUE ROÍA TUDO E FALOU:
- ETA, RATO DANADO!
REGINA PEGOU O RATO PELO RABO.
RITA RIU DO RATO E DE REGINA.



O PATO E O SAPO
O PATO NADA NA LAGOA. ELE VÊ O SAPO.
O SAPO COAXA NA BEIRA DA LAGOA.
O PATO FICA FELIZ.
O SAPO E O PATO SÃO AMIGOS.



A BOLA COLORIDA
MAMÃE FOI À LOJA.
NA LOJA, ELA VIU UMA BOLA.
A BOLA ERA COLORIDA E MUITO BONITA.
MAMÃE LEVOU A BOLA PARA MARIA.



LUNA E A LUA
ERA NOITE!
LUNA SAIU NA RUA E VIU A LUA.
– A LUA É BELA! – FALOU LUNA.
LUNA TIROU UMA FOTO DA LUA.






Clique AQUI  e conheça mais histórias 

15/04/2018

Pequenos textos para o 1º Ano - Treinar leitura



  1. A patinha pepita
  2. Gigi, a girafinha
  3. O cãozinho Caco
  4. O macaco atrapalhado







Clique AQUI  e conheça mais histórias 


Ortografia - Listas de palavras para ditado com sílabas simples




Lista de palavras e desenhos da família silábica CA-CO-CU
Lista de palavras e desenhos da família silábica CA-CO-CU




Lista de palavras e desenhos da família silábica DA-DE-DI-DO-DU
Lista de palavras e desenhos da família silábica DA-DE-DI-DO-DU




Lista de palavras e desenhos da família silábica FA-FE-FI-FO-FU
Lista de palavras e desenhos da família silábica FA-FE-FI-FO-FU




Lista de palavras e desenhos da família silábica GA-GO-GU
Lista de palavras e desenhos da família silábica GA-GO-GU




Lista de palavras e desenhos da família silábica JA-JE-JI-JO-JU
Lista de palavras e desenhos da família silábica JA-JE-JI-JO-JU




Lista de palavras e desenhos da família silábica LA-LE-LI-LO-LU
Lista de palavras e desenhos da família silábica LA-LE-LI-LO-LU




Lista de palavras e desenhos da família silábica VA-VE-VI-VO-VU
Lista de palavras e desenhos da família silábica VA-VE-VI-VO-VU




Lista de palavras e desenhos da família silábica ZA-ZE-ZI-ZO-ZU
Lista de palavras e desenhos da família silábica ZA-ZE-ZI-ZO-ZU


Lista de textos para treinar as letras do alfabeto 2



Lista de textos para treinar as letras do alfabeto 

Na postagem, você encontra uma lista de textos para treinar as letras do alfabeto.

São palavras com sílabas simples e tem por objetivo ajudas as crianças a conseguir desenvolver a sua capacidade de ler.



A autora - Elisângela Terra

Eu, Elisângela Terra, produzi estes textos, uma vez que, precisava de textos que atendessem as necessidades de desenvolver a capacidade de ler dos alunos com os quais trabalho, usando textos adequados para isso.

Iniciei as produção destes textos, pois sempre foi difícil achar textos que atendessem meus objetivos nos livros ou em sites da Internet.

Meu maior objetivo é levar os alunos a decodificar o código escrito, de uma maneira mais simples, com palavras que não exijam dele o que ele ainda não tem como oferecer.



Os textos

Abaixo você poderá conhecer cada um destes textos, clicando no nome deles:


  1. A bala e a letra B – Texto DIOGO, MAMÃE E O PACOTE DE BALAS
  2. O cão e a letra C – Texto CACO, O CÃOZINHO DE LETÍCIA
  3. O dado e a letra D – Texto O DADO DA DUDA
  4. A fita e a letra F – Texto A FITA DA FADA
  5. A galinha e a letra G – Texto A GALINHA E A FITA
  6. O jabuti e a letra J – Texto JAÍNE E O JABUTI
  7. O leão e a letra L – Texto O LEÃO
  8. Mônica e a letra M – Texto MÔNICA, MAGALI E O MÁGICO MALUCO
  9. A nave e a letra N – Texto NINA E A NAVE
  10. O peixe e a letra P – Texto O PEIXE
  11. A rainha e a letra R – Texto  A RAINHA RITA E O JARDIM DE ROSAS
  12. O saci e a letra S – Texto  AS ARTEIRICES DO SACI
  13. O tatu e a letra T – Texto  O PASSEIO DO TATU
  14. A vovó e a letra V – Texto VOVÓ VIOLETA E VOVÔ VALTER
  15. O xerife e a letra X – Texto O XERIFE
  16. Zé Lelé e a letra Z – Texto ZÉ LELÉ VAI NO ZOOLÓGICO


Textos e mais textos...

No blog Atividades para Educadores há uma enorme de quantidade de textos, escritos para atender aos alunos que ainda não sabem ler. Na postagem 👉Textos do blog ATIVIDADES PARA EDUCADORES👈, você poderá será redirecionando para outras postagens com muitos textos diferentes.



Textos para treinar as letras do alfabeto



  1. Textos para teinar as letras do alfabeto
  2. Textos para treinar as letras do alfabeto 2  
  3. Pequenos textos para treinar leitura     



    Clique AQUI  e conheça mais histórias 

    09/04/2018

    Novos textos para treinar as letras do alfabeto









    A bala e a letra B
    ·        Leia o texto abaixo: 
    DIOGO, MAMÃE E O PACOTE DE BALAS
    Mamãe pegou seis balas do pacote e deu para Diogo.
    A bala é doce e macia.
    Diogo pediu mais bala para a mamãe.
    Mamãe pegou mais balas do pacote e deu para Diogo!

                                                                                                       Elisângela Terra
    1)   Numere os parágrafos.

    2)   Colorir a palavra BALA toda vez que ela aparecer no texto.

    3)   Sublinhar a última palavra do texto.





    O cão e a letra C
    ·        Leia o texto abaixo:
    CACO, O CÃOZINHO DE LETÍCIA
    Letícia vê o cãozinho na rua. Ela fala:
    - Leva o cãozinho para casa, mamãe. Por favor, ele mora na rua.
    A mamãe pega o cãozinho. O cãozinho é o Caco.
    Letícia cuida de Caco que late, late de tanta alegria de ter um lugar para morar.
                                                                                                                                         Elisângela Terra
    1)   Numere os parágrafos.

    2)   Colorir a palavra CÃOZINHO toda vez que ela aparecer no texto.

    3)   Complete as frases com informações retiradas do texto:
    - O nome do cãozinho é ______________ .

    - Letícia pediu um ______________  para mamãe.

    - O cãozinho morava na ________ .






     O dado e a letra D
    ·        Leia o texto abaixo:
    O DADO DA DUDA
    Manuela viu o dado. O dado é da Duda.
    Duda e Manuela vão brincar com o dado.
    Duda joga o dado. Ele cai e ela tira o número seis.
    Manuela joga o dado. Ele cai e ela tira o número dois.
    Duda fica feliz. Ela ganhou o jogo.
                                                                                                       Elisângela Terra
    1)   Numere os parágrafos.

    2)   Colorir a palavra DADO toda vez que ela aparecer no texto.

    3)   Complete as frases com informações retiradas do texto:
    - De quem é o dado? _______________________

    - Quando Manuela jogou o dado ela tirou qual número? _________________

    - Por que Duda ficou feliz no final do jogo? _______________________






    A fita e a letra F
    ·        Leia o texto abaixo:
    A FITA DA FADA
    A fada é a Dadá.
    Dadá pega a fita amarela. Ela coloca a fita no cabelo.
    Diogo vê a fada Dadá com a fita amarela e fala:
    - Ficou bonito a fita no seu cabelo.
    Dadá fica feliz e agradece Diogo.

    Elisângela Terra
    1)   Numere os parágrafos.

    2)   Colorir a palavra FITA toda vez que ela aparecer no texto.

    3)   Circular a última palavra do texto.

    4)   Colorir o título do texto.

    5)   Marque com um (X) a resposta certa:
    - Diogo achou que a fita amarela no cabelo da fada Dadá ficou:
    (  ) bonito.
    (  ) esquisito.
    (  ) feio.






    A galinha e a letra G
    ·        Leia o texto abaixo: 
    A GALINHA E A FITA
    A galinha viu a fita. A fita é da menina.
    A galinha pegou a fita com seu bico.
    Ela achou que a fita era uma minhoca.
    A menina viu e riu da galinha!
                                                                                                       Elisângela Terra
    1)   Numere os parágrafos.

    2)   Faça um desenho representando a galinha e a fita.

    3)   Colorir a palavra GALINHA toda vez que ela aparecer no texto.

    4)   Sublinhar a última palavra do texto.

    5)   Faça um (X) na resposta certa:
    - A galinha pegou a fita porque ela pensou que era uma:
    (  ) ave.
    (  ) linha.
    (  ) minhoca.






    O jabuti e a letra J
    ·        Leia o texto abaixo:  
    JAÍNE E O JABUTI
    Joca é um jabuti. Ele vive na mata.
    Jaíne foi à mata. Ela viu Joca, o jabuti. Jaíne falou para o papai:
    - Papai, você viu o tatu?
    Papai ri e fala:
    - Não Jaíne, não é tatu. Ele é um jabuti.
                                                                                                                   Elisângela Terra
    1) Numere os parágrafos.

    2) Colorir a palavra JABUTI toda vez que ela aparecer no texto.

    4) Marque a resposta certa:
    - Jaíne foi a mata e viu um:
    (  ) jabuti.
    (  ) peixe.
    (  ) tatu.

    - O papai riu de Jaíne porque:
    (  ) a menina achou que o jabuti era um tatu.
    (  ) a menina achou que o tatu era um jabuti.
    (  ) ela correu atrás do jabuti.






    O leão e a letra L
    ·        Leia o texto abaixo:  
    O LEÃO
    O leão é o Léo. Ele vive na savana.
    Léo vê a girafa.
    A girafa vê o leão. Ela fica com medo do leão e foge.
    Léo fica triste. Ele só queria brincar com a girafa!
                                                                                                                      Elisângela Terra
    1) Numere os parágrafos.

    2) Colorir todas as palavras que começam com L que aparecem no texto.

    3) Marque a resposta certa:
    - Quando a girafa viu o leão:
    (  ) começou a chover.
    (  ) ela ficou com raiva.
    (  ) ela teve medo e fugiu.

    - Léo ficou triste porque:
    (  ) a girafa ficou com medo dele.
    (  ) ele é mimado.
    (  ) ele não gosta de girafa.





    Magali e a letra M
    ·        Leia o texto abaixo:       
    Mônica, Magali e o mágico maluco
    Mônica levou Magali ao circo para ver o mágico maluco.
    O mágico faz a moeda sumir.
    O mágico é muito sabido. Ele tirou uma mula da mala.
    Magali e Mônica levaram um susto do mágico que faz mágica maluca.
                                                                                                                                Elisângela Terra
    1) Numere os parágrafos.

    2) Colorir as palavras que começam com M no texto.

    3) Marque a resposta certa:
    - Mônica e Magali foram passear:
    (  ) na praça.
    (  ) no cinema.
    (  ) no circo.

    - É a última palavra do texto:
    (  ) Magali.
    (  ) maluca.
    (  ) Mônica.





    A nave e a letra N
    ·        Leia o texto abaixo: 
    NINA E A NAVE
    Nina é a neta da vovó Naná.
    À noite, Nina via a lua da janela da casa da vovó Naná. Nina falou para a vovó:
    - Vovó, a nave voa no céu. Na nave tem um ET.
    Vovó Naná riu de Nina e falou:
    - Nina a nave é um avião! No avião não tem ET, só tem gente.
    Nina ficou feliz de saber que a nave era um avião!
                                                                                                       Elisângela Terra
    1) Colorir a palavra NAVE toda vez que ela aparecer no texto.

    2) Marque a resposta certa:
    - A neta da vovó Naná viu:
    (  ) a nave.
    (  ) um avião cheio de ET.
    (  ) um ET.

    - Nina ficou feliz porque:
    (  ) na nave não tinha ET.
    (  ) a nave era um avião.
    (  ) a vovó Naná era engraçada.






    O peixe e a letra P
    ·        Leia o texto abaixo: 
    O PEIXE
    O peixe nada na lagoa. Lá, debaixo da água, ele vê o brilho da lua.
    O peixe fica feliz de ver algo tão bonito.
    De repente, o peixe ouve um barulho. Ele vai para casa. É o jacaré que veio comer.
    O peixe não é bobo. Ele sabe que, se o jacaré aparece, a lagoa fica perigosa.
                                   Elisângela Terra
    1) Numere os parágrafos.

    2) Colorir a palavra PEIXE toda vez que ela aparecer no texto.

    3) Marque a resposta certa:
    - Quando nada na lagoa, o peixe vê:
    (  ) o pescador.
    (  ) um jacaré.
    (  ) um tubarão.

    - Quando o jacaré aparece, a lagoa fica:
    (  ) barulhenta.
    (  ) cheia de peixes.
    (  ) perigosa.






    A rainha e a letra R
    Leia o texto abaixo:
    A RAINHA RITA E O JARDIM DE ROSAS
    A rainha Rita cuida do jardim de seu palácio. Ela pega o regador para aguar as rosas. As rosas do jardim são muito bonitas.
    O relógio do palácio bate sete vezes. Rita liga o rádio para ouvir o radialista Ricardo que conta que à noite a chuva vem com muitos raios.
    Rita, a rainha, ama ouvir a rádio, enquanto cuida de suas rosas.
    Rita é uma rainha muito bondosa!
    Elisângela Terra
    1) Numere os parágrafos.

    2) Colorir a palavra RAINHA toda vez que ela aparecer no texto.

    3) Complete as frases com as informações do texto:
    - A rainha Rita cuida do _________________________.
    - No jardim da rainha tem _________________________.
    - Rita liga o rádio quando o relógio do palácio bate ____________________.
    - Rita é uma rainha ________________.
    - Enquanto cuida de suas rosas, a rainha ama _________________________.






    O saci e a letra S
    Leia o texto abaixo:
    AS ARTEIRICES DO SACI
    O saci é muito levado. Ele foi à casa de Sabrina e deito no sofá da sala.
    Na cozinha, ele viu jarra de suco, um prato de sopa.
    O danado do saci tomou a sopa e suco.
    O saci abriu a geladeira e pegou o pote de sorvete!
    O saci tomou todo o sorvete do pote.
    Depois de tanta arteirice, o saci foi embora porque ele sabe que quando Sabrina aparecer ela vai ficar furiosa.
    Elisângela Terra
    1) Numere os parágrafos.

    2) Colorir a palavra SACI toda vez que ela aparecer no texto.

    3) Circule a última palavra do texto.






    O tatu e a letra T
    Leia o texto abaixo:
    O PASSEIO DO TATU
    O tatu vive na mata que fica no sítio do vovô.
    O tatu foi no sítio. Ele é curioso. O tatu entrou na casa do vovô.
    De repente, o telefone toca. O tatu levou um susto e saiu correndo. O tatu foi de novo para a mata.
    Ele ficou com tanto medo que nunca mais quis sair da mata! 
    Elisângela Terra
    1) Colorir a palavra TATU toda vez que ela aparecer no texto.

    2) Marque com um (X) a resposta certa:
    - O tatu entrou na casa do vovô porque ele é:
    (  ) arteiro.
    (  ) curioso.
    (  ) teimoso.

    - Nunca mais o tatu quis saber da mata porque ele:
    (  ) achou que casa dele ficava muito longe da sua.
    (  ) ficou com medo do telefone.
    (  ) ficou com medo do vovô.       






    A vovó e a letra V
    Leia o texto abaixo:
    VOVÓ VIOLETA E VOVÔ VALTER
    A vovó Violeta pega a vassoura para varrer a casa. O vovô Valter vai tirar leite da vaca Vivi.
    Depois, a vovó Violeta coloca seu vestido novo, pega o violão e o violino, e chama o vovô. Eles vão para a aula de música. A vovó toca violino e o vovô toca violão!
    A professora Viviane já avisou que, na festa da cidade, eles vão se apresentar!
    A vovó Violeta e o vovô Valter estão muito animados e não veem a hora de chegar o dia da festa...
    Elisângela Terra
    1) Numere os parágrafos.

    2) Colorir as palavras VOVÓ e VOVÔ toda vez que elas aparecerem no texto.

    3) Sublinhar a última palavra do texto.





    O xerife e a letra X
    Leia o texto abaixo:
    O XERIFE
    O xerife é o Teo. Ele tem um violão.
    À noite, Teo fala para seu amigo Xodó levar o xilofone para eles fazer uma apresentação para a meninada da rua.
    A rua fica toda animada!
    A meninada fica feliz com esta festa!
    Elisângela Terra
    1) Numere os parágrafos.

    2) Colorir a palavra XERIFE toda vez que ela aparecer no texto.

    3) Marque com um X as frases que são verdadeiras em relação ao texto que você acabou de ler:
    (  ) A meninada fica feliz com a festa.
    (  ) A rua ficou animada.
    (  ) O xerife Téo toca violão.
    (  ) O xerife é o Xodó.
    (  ) Xodó tem um violão.





    Zé Lelé e a letra Z
    Leia o texto abaixo:
    ZÉ LELÉ VAI NO ZOOLÓGICO
    No sábado, Zé Lelé foi ao zoológico.
    No zoológico, Zé Lelé viu uma família de zabelês, viu um tigre zangado, viu veado, viu a zebra tirando uma soneca, viu peixes de todas as cores, viu tucanos nas árvores...
    Zé Lelé ficou muito animado com este passeio!
                                                                                                   Elisângela Terra
    1) Numere os parágrafos.

    2) Colorir a palavra composta ZÉ LELÉ toda vez que ela aparecer no texto de amarelo.


    3) Colorir a frase que mostra o que Zé Lelé fez no sábado.






    Clique AQUI  e conheça mais histórias