Pesquisar este blog

05/09/2018

Texto A OVELHA NEGRA com interpretação sublinhada

Levantando hipóteses sobre o texto A ovelha negra

- Fazer levantamento de hipóteses a partir do título do texto, da leitura da imagem e da estrutura do texto.

- Anotar as suposições das crianças no quadro de giz.



Conhecendo o texto A ovelha negra

- As crianças leem o texto xerocado A ovelha negra, silenciosamente. 
- Comentar, demonstrando o que entenderam do texto.
- Comparam as informações levantadas com as informações que obtiveram ao ler o texto.
- Verificar quais hipóteses foram confirmadas.


Clique AQUI para conhecer e baixar o texto A OVELHA NEGRA



Analisando e interpretando o texto A ovelha negra

- Reler o texto coletivamente.
- Ao final de cada parágrafo, comentar, destacando as informações mais importantes.
- Verificar com as crianças o que podemos aprender com este texto.



Interpretação sublinhada do texto A ovelha negra

- Para resolver a interpretação sublinhada, o professor ou a professora faz a pergunta (veja exemplos abaixo) e as crianças deverão achar a resposta, no texto, e sublinhá-la.



Sugestões de perguntas para serem feitas na interpretação sublinhada do texto A ovelha negra

1) Ao tornar-se branca, o que aconteceu a ovelhinha?
2) Como a ovelha negra transformou-se em ovelha branca?
3) Como as outras ovelhas reagiram?
4) Como o príncipe descobriu que a ovelha negra não era branca?
5) Como o príncipe foi recebido no rebanho?
6) Farta de tanto desprezo, o que a ovelha negra resolveu fazer?
7) O que aconteceu a ovelhinha, ao raiar do dia?
8) O que aconteceu com a ovelhinha após afastar-se do rebanho?
9) O que aconteceu com a ovelhinha no final da história?
10) O que aconteceu enquanto o príncipe observava as ovelhas?
11) O que aconteceu quando o príncipe viu a ovelhinha negra?
12) O que o rebanho estava esperando quando a ovelhinha voltou junto a ele?
13) Por que o príncipe escolheu a ovelha negra para sua esposa?
14) Quais tipos de maus tratos ela sofria?
15) Quando as ovelhas estavam pastando, o que elas faziam com a ovelha negra?
16) Quem é o personagem principal da história que você lerá?




Um comentário:

  1. SE UM PROFESSOR COM POUCA EXPERIENCIA NECESSITA DE APOIO PARA MELHORAR SUA FORMA DE ENSINAR SUA TURMA A INTERPRETAR UM TEXTO... BASTA SEGUIR ESSAS ORIENTAÇÕES QUE COM CERTREZA VAI HAVER EVOLUÇÃO DOS ALUNOS. PARABENS A EQUIPE POR DETALHAR TAO BEM TAL ATIVIDADE... ISSO FAZ A DIFERENÇA

    ResponderExcluir