Conhecendo o texto - do levantamento de hipóteses a comparação de informações
- Fazer levantamento de hipóteses para tentar adivinhar o que diz o texto em estudo.
- Ler o texto silenciosamente.
- Falar o que entendeu deste texto.
- Falar qual é o gênero textual ao qual ele pertence e quais são as características observadas no texto que determina isso.
- Verificar quais hipóteses foram confirmadas, comparando as informações que tinham antes com aquelas que obtiveram depois de ler o texto.
Construindo a ideia de fato e opinião sobre fato
- O professor ou a professora deverá escrever no quadro de giz de um lado FATO e do outro OPNIÃO SOBRE O FATO
- As crianças deverão sugerir frases que mostrem fatos ocorridos neste texto.
- Conversar sobre estes fatos identificando o que pode ser REAL e o que é IMAGINÁRIO.
- Produzir frases que representem opinião sobres estes fatos.
Relendo e produzindo resumo do texto lido
- Fazer a releitura coletiva do primeiro parágrafo.
- Uma criança reconta este parágrafo com suas palavras.
- Escrever, no local indicado, da folha xerocada, uma frase que represente este parágrafo, usando suas palavras.
- Fazer o mesmo com os demais parágrafos.
Sugestões des textos para trabalhar a atividade TEXTO RESUMIDO
- A TURMA DO PRÉDIO
- O COALA SUJO com interpretação de texto
- O DIA DE VENTANIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário