Fábulas são textos muitos importantes, pois ajudam na formação do ser humano com suas histórias que nos fazem refletir. Nesta atividade, proponho trabalhar de forma diferente a interpretação da fábula O pastor e o lobo, após o trabalho de levantamento de hipóteses, leitura e reflexão desse texto.
- Tentar adivinhar o que vai acontecer em uma história que se chama O pastor e o lobo.
- Falar para as crianças que esta história é uma fábula.
- Verificar o que elas sabem sobre o gênero textual fábula.
- Verificar se elas mudaram de opinião a respeito do que achavam que iria acontecer na história após saber que esta é uma fábula.
- Pedir a elas para dar sugestões de palavras ou expressões que completem os seguintes elementos do texto: PERSONAGENS, PALAVRAS OU EXPRESSÕES DE TEMPO, LUGAR, NARRADOR;
- Pedir as crianças para ler o texto da folha xerocada e colorir todos os parágrafos de amarelo, caso eles representem a fala de um personagem.
- Comentar o que leram, demonstrando o que entenderam deste texto;
- Fazer perguntas para verificar o que as crianças lembram do texto (ver no quadro abaixo).
Lendo e analisando a fábula O pastor e o lobo
- Pedir as crianças que releiam o primeiro trecho da folha xerocada todas juntas:
- Comentar o que diz este trecho.
- Ler as perguntas que estão na coluna ao lado deste trecho.
- Assinalar aquelas que poderão ser respondidas com as informações constantes neste trecho.
- Fazer o mesmo na leitura de cada um dos demais trechos.
- Conversar com as crianças sobre a moral da história, lembrando-os da importância de sempre falar a verdade, mesmo que seja difícil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário