Pesquisar este blog

30/10/2016

Texto para leitura e interpretação O MACACO JÚLIO


1) Leia o texto abaixo, muitas vezes, e copie-o, no caderno de Português:

Texto O MACACO JÚLIO
Texto O MACACO JÚLIO

2) Numere os parágrafos e pinte a última palavra do texto.

3) Complete as frases com informações retiradas do texto O macaco Júlio:

a) Júlio é o nome do ______________________ do seu __________________ .

b) ___________________ Júlio ficou solto.

c) Júlio arrancou a alface da ______________________ .

d) O macaco jogou alface para o ________________________________ .





Clique AQUI  e conheça mais histórias

Texto para ler e interpretar O IOIÔ DE RAFAEL, de Elisângela Terra

1) Leia o texto O IOIÔ DE RAFAEL, de Elisângela Terra, e resolva as questões:

Texto O IOIÔ DE RAFAEL, de Elisângela Terra
Texto O IOIÔ DE RAFAEL, de Elisângela Terra

2) Numere os parágrafos.


3) Colorir o parágrafo que representa a fala de um personagem.


2) Marque com um (X) a resposta certa:

a) Quem conta a história é:

(  ) a mamãe de Rafael.

(  ) Rafael.

(  ) Raí.

 

b) A mamãe deu para Rafael:

(  ) um ioiô.

(  ) um pião.

(  ) uma pipa.

 

c) O ioiô que Rafael ganhou é:

(  ) bonito.

(  ) colorido.

(  ) pequeno.

 

d) Raí acha que brincar com ioiô é:

(  ) bom.

(  ) muito legal.

(  ) ruim.





Clique AQUI  e conheça mais histórias


Texto A BONECA DE ANA, de Elisângela Terra

1) Leia o texto abaixo, muitas vezes:

Texto A BONECA DE ANA, de Elisângela Terra
Texto A BONECA DE ANA, de Elisângela Terra


2) Responda às perguntas:
  1. Quem ganhou uma boneca?
  2. Quando Ana ganhou sua boneca?
  3. Ana gostou de ganhar esta boneca? Por quê?
  4. Como é a boneca de Ana?
  5. Quem conta esta história?
  6. Onde e como foi a festa de Ana? Podemos encontrar esta informação neste texto?
  7. Imagine a festa de Ana. Agora, conte tudo o que você imaginou para seus colegas.
  8. Represente a expressão facial de Ana ao ganhar a boneca.





Clique AQUI  e conheça mais histórias

Texto O GATO MIMO E O NOVELO DE LÃ, de Elisângela Terra


Mimo é um gatinho, ele quer brincar com o novelo de lã mas... ele não pode! O que fazer então?! É, claro! Mimo vai dormir. 
Leia o texto com e para seus alunos. Explore a estrutura deste gênero textual, e de outros que estão postados neste blog, e, ajude seus alunos no desenvolvimento das capacidades necessárias à leitura e interpretação! 

Texto O GATO MIMO E O NOVELO DE LÃ, de Elisângela Terra
Texto O GATO MIMO E O NOVELO DE LÃ, de Elisângela Terra

Marque a resposta certa:
1)   O novelo de lã é:
(  ) azul.
(  ) da mãe de Júlia.
(  ) da vovó de Júlia.
(  ) de Júlia.

2)   Quem conta esta história é:
(  ) a vovó de Júlia.
(  ) Júlia.
(  ) Mimo.
(  ) um observador.

3)   É a última palavra do segundo parágrafo:
(  ) cama.
(  ) falou.
(  ) fofo.
(  ) vovó.




Clique AQUI  e conheça mais histórias

Texto MÔNICA E SANSÃO, de Elisângela Terra





Texto MÔNICA E SANSÃO, de Elisângela Terra
Texto MÔNICA E SANSÃO





Clique AQUI  e conheça mais histórias

Pequeno texto PATATÁ, de Elisângela Terra

1) Leia o texto muitas vezes:

Texto PATATÁ, de Elisângela Terra
Texto PATATÁ, de Elisângela Terra

2) Numere os parágrafos.


3) Colorir o parágrafo que representa a fala de personagem. 


4) Copie a última palavra do texto: ________________.


5) Marque com um (X) a resposta certa:

a) Quando Patatá viu o carrinho de pipoca, ele disse:

(  ) “Eu amo comer pipoca”.

(  ) “Olha a pipoca”.

(  ) “Vou comer pipoca”.

 

b) Patatá achou a pipoca:

(  ) bonita.

(  ) deliciosa.

(  ) muito salgada.

 

c) Depois de comer a pipoca, Patatá:

(  ) foi nadar.

(  ) foi para casa.

(  ) viu Patati.





Clique AQUI  e conheça mais histórias


1º Ano - Texto PULAR CORDA, de Elisângela Terra

  • Ler o texto muitas vezes:
Texto PULAR CORDA, de Elisângela Terra
Texto PULAR CORDA

  • Complete as frases com informações retiradas do texto:

a) Lola, Cacá e Beto são ________________ .

b) Lola, Cacá e Beto vão para o campinho depois _____________________ .

c) No campinho, os amigos gostam de ______________________ .

d) A criança mais esperta é ________________ .

e) Cacá pula muito. Ela pura  _______________________ .

f) O texto “Pular corda tem ______ parágrafos.

g) É a última palavra do texto _________________ .





Clique AQUI  e conheça mais histórias

1º Ano - Texto A PIPA E O VENTO, de Elisângela Terra



1) Leia o texto abaixo:

Texto A PIPA E O VENTO, de Elisângela Terra
                        Texto A PIPA E O VENTO

2) Colorir a última palavra do texto.

3) Numere os parágrafos.

4) Marque com um (X) a resposta certa:

a) Quando o vento soprou, a pipa que voava no céu:
(  ) caiu.
(  ) dançou.
(  ) voou mais alto.

b) O narrador da história é:
(  ) a pipa.
(  ) o vento.
(  ) um observador.

c) O narrador da história acha que a pipa:
(  ) é muito feia.
(  ) está estragada.
(  ) precisa tomar cuidado com o vento.




Clique AQUI  e conheça mais histórias

Texto O PRESENTE DE REBECA E RENATO, de Elisângela Terra




Iniciar, fazendo o levantamento de hipóteses, onde os alunos tentarão descobrir quais informações traz o texto. A seguir, fazer uma leitura compartilhada e de análise das informações contidas no texto. Comparar as informações relacionadas durante o levantamento de hipóteses comparando as informações que agora têm do texto, destacando quais informações foram confirmadas com a leitura deste. 


texto-o-presente-de-rebeca-e-renato-de-elisangela-terra.png
                                                                                      Texto O PRESENTE DE REBECA E RENATO


Sugestões de perguntas a serem feitas após as fases de levantamento de hipóteses e de leitura/audição do texto: 
  • Qual é o parentesco de Rebeca e Renato?
  • Quem ganhou um presente do vovô?
  • O que a vovó deu de presente para Renato?
  • O que as crianças fizeram após ganhar os presentes?
  • O brinquedo que as crianças ganharam é antigo ou atual?
  • Por que é bom brincar?
  • Será que as crianças gostaram do presente que elas ganharam?
  • Vocês já brincaram de pião? 




Clique AQUI  e conheça mais histórias

29/10/2016

Texto A BORBOLETA E O PINTINHO, de Elisângela Terra



1) Leia o texto A BORBOLETA E O PINTINHO:

Texto A BORBOLETA E O PINTINHO, de Elisângela Terra
Elisângela Terra
Texto A BORBOLETA E O PINTINHO


2) Numere os parágrafos do texto A borboleta e o pintinho.

3) Colorir o parágrafo que mostra como o pintinho Loli fica ao ver a borboleta Gina.

4) Marque com um (X) a resposta certa:

a) Gina e Loli são:
(  ) amigos.
(  ) irmãos.
(  ) primos.

b) Período do dia em que Gina e Loli brincam:
(  ) manhã.
(  ) tarde.
(  ) noite.

c) A brincadeira de Loli e Gina acaba quando:
(  ) a borboleta fica presa na teia.
(  ) a mamãe Galinha chama o pintinho.
(  ) começa a chuva.





Clique AQUI  e conheça mais histórias



27/10/2016

Trabalhando com gráficos


Gráfico JOGANDO BASQUETE
Gráfico JOGANDO BASQUETE







Gráfico ANIMAL PREFERIDO
Gráfico ANIMAL PREFERIDO







Gráfico BRINCADEIRA PREFERIDA
Gráfico BRINCADEIRA PREFERIDA




Gráfico ANIMAL QUE TÊM DENTES PREFERIDO DA TURMA
Gráfico ANIMAL QUE TÊM DENTES PREFERIDO DA TURMA








Gráfico NOSSA LENDA PREFERIDA
Gráfico NOSSA LENDA PREFERIDA








Produzindo gráfico
Produzindo gráfico






Textos com interpretação para o 2º Ano


Olá, pessoal!
Os textos que você podem ler abaixo fazem parte do Projeto Caderno de Textos, que tem como objetivo que as crianças possam desenvolver a leitura e a capacidade de compreender textos. 
Em nossa escola, temos um combinado de que nossas crianças levem Tarefa para casa, de 2ª a 5ª feira. A cada um destes dias, elas levam um texto diferente, como Tarefa de Casa, que deverá ser lido, copiado e interpretado com ou sem a ajuda da família. Pedimos aos pais que ajudem, principalmente, ouvindo e incentivando suas crianças. 
De volta a sala de aula, nossas professoras trabalham estes textos, esmiuçando-os, detalhadamente.
Espero que gostem das dicas e aproveitem os textos em suas aulas ou para treinar a leitura das crianças que têm em casa!
Bom trabalho! Até a próxima!


Não consegui encontrar os autores de alguns dos textos abaixo, mas, 
tão logo obtiver esta informação, darei crédito a quem tem direito.


Leia o texto e marque a resposta certa:
Texto A PATA TIANA png
Texto A PATA TIANA
·        Numere os parágrafos.

·        Colorir o parágrafo que tem mais palavras.

·        A pata Tiana não gosta de:
(  ) dar um mergulho na lagoa.
(  ) passear pelo sítio.
(  ) sacudir as penas.
(  ) sujar suas penas.









Leia o texto e marque a resposta certa: 
Texto LUPITA png
Texto LUPITA
·        Quem conta esta história é:
(  ) uma gata.
(  ) uma vaca.
(  ) uma galinha.
(  ) uma cachorra.

·        É a última palavra do texto:
(  ) casa.
(  ) feliz.
(  ) à.
(  ) Eu.





Leia o texto e marque a resposta certa:
Texto CHORÃO, O CACHORRO MEDROSO png
Texto CHORÃO, O CACHORRO MEDROSO
 ·        Numere os parágrafos.

·        É o parágrafo que fala quem é o dono de Chorão:
(  ) 1º parágrafo.
(  ) 10º parágrafo.
(  ) 5º parágrafo.
(  ) 3º parágrafo.

·        Chorão é um cachorro que:
(  ) chora muito porque tem medo de tudo.
(  ) foi visitar Chuvisco e Bolacha.
(  ) fugiu da vaca malhada.
( ) não quer brincar com o rato Chicote.

·        No trecho “... porque ELE ficou malcheiroso!”, a palavra ELE se refere:
(  ) ao Chico.
(  ) a Chorão.
(  ) ao rato Chicote.
(  ) a Chuvisco.




Leia o texto e marque a resposta certa: 
Texto BRINCADEIRAS ESQUECIDAS png
Texto BRINCADEIRAS ESQUECIDAS 
 ·        O assunto deste texto é:
(  ) as brincadeiras de antigamente.
(  ) as brincadeiras que as crianças mais gostam de brincar.
(  ) como brincar de cabra-cega, bolinha de gude e de roda.
(  ) como ficamos ao ver televisão.





Clique AQUI  e conheça mais histórias




26/10/2016

Textos para treinar a leitura e a interpretação







Leia o texto muitas vezes, copie-o e depois marque a resposta certa: 
O BURRINHO TEIMOSO
Renato tem um burrinho que se chama Barroso.
O burrinho adora fugir escondido.
Um dia Barroso pulou a cerca e correu para o morro.
Renato pegou o burrinho e amarrou em uma árvore.
Renato falou para Barroso:
― Que burrinho teimoso!
Texto retirado do site CANTINHO DA ALFABETIZAÇÃO
      Agora, marque a resposta certa:
1) Renato amarrou o burrinho em uma árvore porque:
(  ) o burrinho fugiu.
(  ) Renato é malvado.
(  ) o burrinho estava esperando Renato voltar do mercado.
(  ) o burrinho é muito bravo.

2) Este texto tem:
(  ) 6 parágrafos.
(  ) 7 parágrafos.
(  ) 9 parágrafos.
(  ) 8 parágrafos.




Leia o texto muitas vezes, copie-o e depois marque a resposta certa: 
O PASSEIO DE GIGI
Gigi e sua titia Geni foram passear no zoológico.
Gigi e Geni viram cada bicho gozado no zoológico! Elas viram quati e o camelo. Viram queixada e javali.
Gigi e Geni foram à barraca do seu Quico. Lá, elas comeram quibe e tomaram guaraná. Ela falou a tia Geni:
- Que beleza é o zoológico, titia!

Gigi e sua titia Geni foram passear:
(  ) no clube.
(  ) no zoológico.
(  ) na praia.
(  ) na floresta.

De acordo com o texto:
(  ) Gigi achou os animais do zoológico muito esquisitos.
(  ) Gigi achou o passeio no zoológico muito chato.
(  ) tia Geni queria voltar ao zoológico novamente.
(  ) Gigi gostou do passeio no zoológico.




Leia o texto muitas vezes e copie-o:
TITA, A PATA DE TALITA
Talita tem uma pata na chácara do tio Tinoco.
A pata de Talita chama-se Tita.
Tita é uma pata muito esperta e bonita.
Tita e o pato Tomé têm oito patinhos.
Tita cuida muito bem de seus filhotinhos.
Texto retirado do site EDUC@ÇÃO.COM
Marque a resposta certa:
a) Tita é a pata de:
(  ) Tinoco.
(  ) Tomé.
(  ) Talita.
(  ) Tadeu.

b) Ela é esperta e bonita:
(  ) Tita.              
(  ) Tatá.
(  ) Talita.
(  ) Teté.

c) Frase que se encontra no segundo parágrafo:
(  ) “Tita é uma pata muito esperta e bonita.”
(  ) “A pata de Talita chama-se Tita.”
(  ) “Talita tem uma pata na chácara do tio Tinoco.”
(  ) “Tita cuida muito bem de seus filhotinhos.”




Leia o texto muitas vezes e copie-o:
O COELHO LELECO
Leleco é um coelho amigo. Ele leva couve para Joca todo dia.
Cedo, Leleco sai da toca e vai visitar Joca.
Joca recebe Leleco todo feliz. Joca é amigo de Leleco.
Joca dá cenoura para Leleco.
                                      Isabel Cristina Silveira Soares

 Texto retirado do site ACESSABER
Marque a resposta certa:
a)   O que Leleco leva para Joca?
(  ) Couve.
(  ) Cenoura.
(  ) Alface.

b)   Quando Leleco sai da toca?
(  ) Cedo.
(  ) À Tarde.
(  ) À Noite.

c)   Como Joca recebe Leleco?
(  ) Bravo.
(  ) Feliz.
(  ) Triste.




Leia o texto muitas vezes e copie-o: 
A ROSA E O BESOURO
A rosa Rosana vive na sacada da casa de José.
O besouro Isidoro pousou na rosa Rosana.
Rosana falou:
- Sai Isidoro! Não pouse aí. Sua pata é pesada!
Isidoro deu risada e falou:
- Rosana é uma rosa vaidosa!

- Qual tipo de texto é este que você acabou de ler?
(  ) tirinha.
(  ) piada.
(  ) cantiga.
(  ) conto.




Leia o texto muitas vezes e copie-o: 
XUXA E TOTÓ
Xuxa e Totó vão de canoa pelo rio. Xuxa leva suco de ameixa e abacaxi.
Um peixe mexe e remexe na água. Xuxa fala:
— Puxa! Viu só o peixão?
Totó Iate e o peixe some no rio. Xuxa não pegou o peixe. Só pegou uma caixa de papelão.
—Xi! Veja o lixo! É uma pena.
O lixo polui a água e mata os peixes.

1)   Xuxa e Totó passeiam:
(  ) de bicicleta pela praça.
(  ) de canoa pelo rio.
(  ) no parque de diversões.
(  ) no zoológico da cidade.

2)   Quando foi pescar Xuxa:
(  ) pescou um peixão.
(  ) só pegou lixo.
(  ) tomou guaraná.
(  ) viu um rio limpo.

3)   É a última palavra do terceiro parágrafo:
(  ) abacaxi.
(  ) fala.
(  ) peixão.
(  ) peixes.




Leia o texto muitas vezes e copie-o:
CASCÃO E SUA PIPA

Cascão fez uma pipa,
Uma pipa colorida,
Com papel de seda
E rabiola florida.

Quando foi soltar a pipa,
Lá perto do ribeirão,
Levou seu porquinho,
Que é de estimação

Eles fizeram a maior festa,
Muito grito e animação.
Até que, de repente,
Eles ouviram um trovão.

Cascão ficou esperto
E chamou o seu porquinho.
Então saíram correndo
E voltaram pelo mesmo caminho.
Elisângela Terra

1) Cascão e seu porquinho foram:
(  ) andar de bicicleta.
(  ) passear no zoológico.
(  ) pescar no ribeirão.
(  ) soltar pipa.

2) É a última palavra da primeira estrofe:
(  ) Cascão.
(  ) quando.
(  ) florida.
(  ) estimação.

3) Cascão decidiu voltar para casa porque:
(  ) estava cansado.
(  ) estava com fome.
(  ) ouviu um trovão.
(  ) sua mãe foi chamá-lo.

4) Ao voltar para casa, Cascão:
(  ) encontrou um lobo mau.
(  ) escolheu o mesmo caminho.
(  ) teve que pegar seu porquinho.
(  ) viu muitas flores perfumadas.




Clique AQUI  e conheça mais histórias