quarta-feira, 26 de outubro de 2016

2º Ano - Textos para treinar a leitura e a interpretação









Leia o texto muitas vezes, copie-o e depois marque a resposta certa: 
O BURRINHO TEIMOSO
Renato tem um burrinho que se chama Barroso.
O burrinho adora fugir escondido.
Um dia Barroso pulou a cerca e correu para o morro.
Renato pegou o burrinho e amarrou em uma árvore.
Renato falou para Barroso:
― Que burrinho teimoso!
Texto retirado do site CANTINHO DA ALFABETIZAÇÃO
      Agora, marque a resposta certa:
1) Renato amarrou o burrinho em uma árvore porque:
(  ) o burrinho fugiu.
(  ) Renato é malvado.
(  ) o burrinho estava esperando Renato voltar do mercado.
(  ) o burrinho é muito bravo.

2) Este texto tem:
(  ) 6 parágrafos.
(  ) 7 parágrafos.
(  ) 9 parágrafos.
(  ) 8 parágrafos.





Leia o texto muitas vezes, copie-o e depois marque a resposta certa: 
O PASSEIO DE GIGI
Gigi e sua titia Geni foram passear no zoológico.
Gigi e Geni viram cada bicho gozado no zoológico! Elas viram quati e o camelo. Viram queixada e javali.
Gigi e Geni foram à barraca do seu Quico. Lá, elas comeram quibe e tomaram guaraná. Ela falou a tia Geni:
- Que beleza é o zoológico, titia!

Gigi e sua titia Geni foram passear:
(  ) no clube.
(  ) no zoológico.
(  ) na praia.
(  ) na floresta.

De acordo com o texto:
(  ) Gigi achou os animais do zoológico muito esquisitos.
(  ) Gigi achou o passeio no zoológico muito chato.
(  ) tia Geni queria voltar ao zoológico novamente.
(  ) Gigi gostou do passeio no zoológico.




Leia o texto muitas vezes e copie-o:
TITA, A PATA DE TALITA
Talita tem uma pata na chácara do tio Tinoco.
A pata de Talita chama-se Tita.
Tita é uma pata muito esperta e bonita.
Tita e o pato Tomé têm oito patinhos.
Tita cuida muito bem de seus filhotinhos.
Texto retirado do site EDUC@ÇÃO.COM
Marque a resposta certa:
a) Tita é a pata de:
(  ) Tinoco.
(  ) Tomé.
(  ) Talita.
(  ) Tadeu.

b) Ela é esperta e bonita:
(  ) Tita.              
(  ) Tatá.
(  ) Talita.
(  ) Teté.

c) Frase que se encontra no segundo parágrafo:
(  ) “Tita é uma pata muito esperta e bonita.”
(  ) “A pata de Talita chama-se Tita.”
(  ) “Talita tem uma pata na chácara do tio Tinoco.”
(  ) “Tita cuida muito bem de seus filhotinhos.”









Leia o texto muitas vezes e copie-o:
O COELHO LELECO
Leleco é um coelho amigo. Ele leva couve para Joca todo dia.
Cedo, Leleco sai da toca e vai visitar Joca.
Joca recebe Leleco todo feliz. Joca é amigo de Leleco.
Joca dá cenoura para Leleco.
                                      Isabel Cristina Silveira Soares

 Texto retirado do site ACESSABER
Marque a resposta certa:
a)   O que Leleco leva para Joca?
(  ) Couve.
(  ) Cenoura.
(  ) Alface.

b)   Quando Leleco sai da toca?
(  ) Cedo.
(  ) À Tarde.
(  ) À Noite.

c)   Como Joca recebe Leleco?
(  ) Bravo.
(  ) Feliz.
(  ) Triste.






Leia o texto muitas vezes e copie-o: 
A ROSA E O BESOURO
A rosa Rosana vive na sacada da casa de José.
O besouro Isidoro pousou na rosa Rosana.
Rosana falou:
- Sai Isidoro! Não pouse aí. Sua pata é pesada!
Isidoro deu risada e falou:
- Rosana é uma rosa vaidosa!

- Qual tipo de texto é este que você acabou de ler?
(  ) tirinha.
(  ) piada.
(  ) cantiga.
(  ) conto.




Leia o texto muitas vezes e copie-o: 
XUXA E TOTÓ
Xuxa e Totó vão de canoa pelo rio. Xuxa leva suco de ameixa e abacaxi.
Um peixe mexe e remexe na água. Xuxa fala:
— Puxa! Viu só o peixão?
Totó Iate e o peixe some no rio. Xuxa não pegou o peixe. Só pegou uma caixa de papelão.
—Xi! Veja o lixo! É uma pena.
O lixo polui a água e mata os peixes.

1)   Xuxa e Totó passeiam:
(  ) de bicicleta pela praça.
(  ) de canoa pelo rio.
(  ) no parque de diversões.
(  ) no zoológico da cidade.

2)   Quando foi pescar Xuxa:
(  ) pescou um peixão.
(  ) só pegou lixo.
(  ) tomou guaraná.
(  ) viu um rio limpo.

3)   É a última palavra do terceiro parágrafo:
(  ) abacaxi.
(  ) fala.
(  ) peixão.
(  ) peixes.




Leia o texto muitas vezes e copie-o:
CASCÃO E SUA PIPA

Cascão fez uma pipa,
Uma pipa colorida,
Com papel de seda
E rabiola florida.

Quando foi soltar a pipa,
Lá perto do ribeirão,
Levou seu porquinho,
Que é de estimação

Eles fizeram a maior festa,
Muito grito e animação.
Até que, de repente,
Eles ouviram um trovão.

Cascão ficou esperto
E chamou o seu porquinho.
Então saíram correndo
E voltaram pelo mesmo caminho.
Elisângela Terra

1) Cascão e seu porquinho foram:
(  ) andar de bicicleta.
(  ) passear no zoológico.
(  ) pescar no ribeirão.
(  ) soltar pipa.

2) É a última palavra da primeira estrofe:
(  ) Cascão.
(  ) quando.
(  ) florida.
(  ) estimação.

3) Cascão decidiu voltar para casa porque:
(  ) estava cansado.
(  ) estava com fome.
(  ) ouviu um trovão.
(  ) sua mãe foi chamá-lo.

4) Ao voltar para casa, Cascão:
(  ) encontrou um lobo mau.
(  ) escolheu o mesmo caminho.
(  ) teve que pegar seu porquinho.
(  ) viu muitas flores perfumadas.




Clique AQUI  e conheça mais histórias

1º Ano - Brincadeira Subtraindo com dados para trabalhar a SUBTRAÇÃO






Brincadeira Subtraindo com dados
- Pedir para uma criança ir à frente.
- Ela deverá lançar o dado para sortear um número.
- Na folha xerocada, contar quantos elementos temos no primeiro quadro.
- Verificar se é possível, tirar da quantidade representada, a quantidade tirada no dado.
- Se possível, riscar a quantidade de elementos, de acordo o número tirado no dado.
- Verificar quantos elementos restaram.
- Representar a subtração no local indicado da folha xerocada.
- Conversar com as crianças sobre todo o processo usado para construir esta subtração.
- Fazer o mesmo para resolver o restante da atividade.

brincadeira-subtraindo-com-dados.jpg
Atividade brincadeira Subtraindo com dados



1º Ano - Brincadeira JOGO DOS VIZINHOS








- Brincadeira Jogo dos Vizinhos:
• dividir a turma em duplas;
• explicar como será a brincadeira;
• cada criança da dupla receberá uma cartela;
• cada criança, a sua vez, lança o dado;
• completar na sua cartela, com o número que retirar no dado, colocando-o, junto ao seu vizinho;
• ganha a brincadeira a criança que conseguir cobrir todos os seus vizinhos primeiro.

Brincadeira Jogo dos vizinhos


Atividade lúdica com retângulos para o 1º Ano - Brincadeira Jogo Dado dos Retângulos




Brincadeira Jogo Dado dos Retângulos:
• dividir as crianças em duplas;
• cada dupla deverá receber um dado e vários figuras de retângulos;
• cada criança, da dupla, a sua vez, lança o dado;
• se a criança tirar um retângulo, ela pega uma figura de retângulo do centro da mesa;
• caso ela tire outra figura, passa a sua vez;
• ganha a brincadeira, a criança que conseguir juntar mais retângulos.

VARIAÇÃO
• Ao lançar o dado, a criança deverá pegar, das figuras colocadas, no centro da mesa, a sorteada no final;
• ganha a brincadeira, a criança da dupla, que conseguir obter mais quadrados, por exemplo.

DADO
Dado da brincadeira Jogo dos retângulos
Dado da brincadeira Jogo dado dos retângulos




Veja também:


1º Ano - Brincadeira Figuras em sequência para trabalhar a atenção, as figuras planas geométricas e as cores





Atendendo à necessidade de oferecer aos alunos atividades lúdicas, foi proposto o trabalho com o jogo Figuras em sequência, onde temos como objetivos o trabalho com a atenção, as figuras planas geométricas e as cores. Nosso foco principal é fazer com que nossos alunos gostem da atividade, tornando assim, mais fácil alcançar nossos objetivos. 
Espero que gostem e usem em suas aulas de Matemática!

Brincadeira Figuras em sequência:

• dividir a turma em duplas;
• explicar como será a brincadeira;
• colocar as figuras, no centro da mesa, viradas para baixo;
• cada criança, a sua vez, deverá sortear uma figura;
• colocar esta figura no seu tabuleiro, sobre a figura que é igual a ela;
• caso a figura seja repetida, passa a vez;
• ganha a brincadeira, a criança que conseguir preencher seu tabuleiro primeiro.


TABULEIRO DO JOGO FIGURAS EM SEQUÊNCIA

Recortar as cartelas na linha tracejada:
Tabuleiro do jogo Figuras em sequência
           Tabuleiro do jogo Figuras em sequência     

FIGURAS DO JOGO FIGURAS EM SEQUÊNCIA

FIGURAS DO JOGO FIGURAS EM SEQUÊNCIA
                   Figuras do jogo Figuras em sequência      








1º Ano - Textos com animais para treinar leitura






Os textos abaixo são usados para ajudar nossas crianças, do 1º Ano, a desenvolver a leitura e a compreensão de textos.
Espero que gostem! Logo, logo estarei postando mais textos! Até mais e ótimo trabalho!


Texto CONFUSÃO, de Elisângela Terra
Texto CONFUSÃO, de Elisângela Terra

Texto O BURRO CIPÓ
Texto O BURRO CIPÓ




Texto O PORQUINHO DE JOSÉ, de Elisângela Terra
Texto O PORQUINHO DE JOSÉ




Texto O RATO, de Elisângela Terra
Texto O RATO, de Elisângela Terra




Texto O SAPO, de Elisângela Terra
Texto O SAPO


Texto VERA E A VACA MIMOSA
Texto VERA E A VACA MIMOSA




Clique AQUI  e conheça mais histórias