Pesquisar este blog

30/01/2018

Caça-palavrinhas mágicas





Caça-palavrinhas mágicas
Caça-palavrinhas mágicas



Produção de texto CARNAVAL


Produção de texto O PALHACINHO
Produção de texto O PALHACINHO




Produção de texto BAILE DE CARNAVAL
Produção de texto BAILE DE CARNAVAL





    29/01/2018

    Texto UMA FADA NO CARNAVAL, de Luísa Ducla Soares


    1)    Leia o trecho de um texto muitas vezes, copie-o e depois faça o que se pede:

    Uma fada no Carnaval

    Imagem do texto UMA FADA NO CARNAVAL, de Luísa Ducla Soares
    A fadinha Fafá não gostava de viver na Floresta dos Encantos, pois todas as fadas tinham mudado de profissão. Como não tinha com quem brincar, pôs-se a sonhar com uma terra cheia de gente, principalmente de crianças da sua idade.
    Quando chegou o Carnaval, pegou na varinha de condão e foi até a cidade, onde havia festas animadas, desfiles, bailes.
    Nesse dia ninguém estranharia o seu chapéu em bico e o vestido feito de raios de luar. Foi até a rua principal, onde passavam carros enfeitados de flores e a música tocava. Viu gente mascarada de pirata, de esqueleto, de urso. No Carnaval, nada fica mal. Atiraram-lhe logo papelinhos e serpentinas. Pregaram-lhe partidas. Convidaram-na para dançar.
    – Empresta-me a tua varinha para eu fingir que tenho uma cana de pesca? – pediu um garoto com traje de pescador, que estava à beira do pequeno lago...      
                                      Luísa Ducla Soares


    2)    Marque a resposta certa:

    ·         A fadinha Fafá não gostava de viver na Floresta dos Encantos:
    (  ) por ter caminhado demais no jardim.
    (  ) porque não tinha com quem brincar.
    (  ) porque tinha medo dos animais.
    (  ) porque ninguém gostava de brincar com ela.

    ·         Quando chegou o carnaval a fada Fafá:
    (  ) foi até a cidade para participar desta festa.
    (  ) ficou observando as pessoas vestidas de fantasia do alto de um prédio.
    (  ) pediu permissão a Fada Rainha para participar da festa.
    (  ) viajou para a Floresta dos Encantos.

    ·         Frase que apresenta uma expressão de tempo:
    (  ) “Viu gente mascarada de pirata, de esqueleto, de urso.”
    (   ) “Convidaram-na para dançar.”
    (  ) “Quando chegou o Carnaval, pegou na varinha de condão e foi até a cidade...”
    (  ) “...pois todas as fadas tinham mudado de profissão.”







    25/01/2018

    Trabalhando com conjuntos - Números até 9





    Atividades - Elemento intruso em um conjunto e Formando conjuntos
    Atividades - Elemento intruso em um conjunto e Formando conjuntos




    Formando conjuntos
    Formando conjuntos


    Atividade com o nome próprio - Brincadeira - Que nome sumiu?



    alunos sentados e professora em pé na sala de aula jpg

    Material necessário
    1. Crachás com o nome dos alunos e das alunas da turma
    2. Fita crepe

    Como brincar
    • Afixar, no quadro de giz, os nomes de cinco crianças para a turma ler;
    • as crianças escondem o rosto;
    • você deverá esconder um nome;
    • as crianças devem adivinhar o nome que sumiu;
    • caso não consigam, o(a) professor(a) dá pistas que as ajudarão a descobrir o nome faltoso;
    • repetir a brincadeira, usando o crachá de outras crianças.







    24/01/2018

    1º Ano - Atividades com NOMES PRÓPRIOS


    Atividade 1 - Trabalhando com o nome das crianças
    • o ajudante do dia vai à frente para sortear um crachá, que deverá estar dentro de uma caixa;
    • a criança que for a dona deste nome, deverá ir à frente, para falar quais e quantas são as letras que o compõem;
    • esta criança deverá contar quantas letras tem seu nome e escrevê-lo, no quadro de giz, na coluna que indica o número de letras deste;
    • esta criança deverá sortear outro crachá e, assim, sucessivamente.


    Atividade 2 - Brincando de bingo dos nomes da turma em equipe
    • pedir as crianças que têm o mesmo número de letras, em seu nome, para formar equipes para brincar de bingo;
    • você deverá sortear um nome;
    • ir apresentando o nome, letra por letra através do retângulo mágico;
    • todas as crianças deverão tentar descobrir de quem é este nome;
    • você mostra a primeira letra e pergunta de quem poderá ser este nome; 
    • mostrar este nome, letra por letra, sempre questionando as crianças;
    • a criança dona do nome deverá colar, a ficha que contém o seu nome, abaixo do nome da sua equipe, que deverá ter sido escrita no quadro de giz;
    • ganha a brincadeira, a equipe cujas crianças conseguir colar todas as fichas com o nome de cada uma delas no quadro de giz.

    Atividades com conceitos matemáticos - AO LADO, ENTRE, MAIOR, MENOR

    Atividades com conceitos matemáticos - AO LADO, ENTRE, MAIOR, MENOR
    Atividades com conceitos matemáticos - AO LADO, ENTRE, MAIOR, MENOR



    23/01/2018

    Atividades de Matemática - Números até 6


    atividade-metematica-contando-dados.png
    Contando com dados


    Atividade com NOME PRÓPRIO - Dança da minhoca

    • Levar as crianças para a quadra ou o pátio:
    • fazer uma roda com as crianças;
    • você deverá ficar no centro da roda;
    • mostrar as crianças um crachá, enquanto todos cantam:

    Esta é a dança da minhoca
    que desceu o morro
    à procura do seu rabo.
    E olha aqui o rabo dela!

    • a criança cujo nome foi mostrado, deverá ficar atrás de você, segurando sua cintura;
    • repetir a brincadeira até que todas as crianças sejam convidadas a formar o rabo da minhoca;
    • as crianças deverão colocar uma a mão no ombro da outra;
    • ao final da brincadeira, as crianças deverão falar o que acharam da brincadeira.


    Atividade - Letras do alfabeto e Números até 9



    Contando letras e colorindo os quadrinhos
    Contando letras e colorindo os quadrinhos




    Veja também:




    Nome próprio, alfabeto e números





    Trabalhar com o nome das crianças



    • Uma criança deverá ir à frente para sortear um crachá, que deverá estar dentro de uma caixa;
    • a criança que for a dona deste nome deverá ir à frente para falar quais e quantas são as letras que compõem seu nome;
    • esta criança deverá contar quantas letras tem seu nome e escrevê-lo no quadro de giz, na coluna que indica o número de letras deste;
    • se tiver outra criança cuja letra inicial do nome seja a mesma desta criança, ir a frente e fazer o mesmo;
    • se não tiver, a criança dona do crachá deverá sortear outro crachá e, assim, sucessivamente;
    • para cada letra inicial, anotar a quantidade de crianças que tem o nome com cada uma destas;
    • completar a folha xerocada Contando letras e colorindo os quadrinhos.




    22/01/2018

    1º Ano - Texto PATATI E PATATÁ, de Elisângela Terra

    Texto PATATI E PATATÁ, de Elisângela Terra
    Texto PATATI E PATATÁ, de Elisângela Terra



    Clique AQUI  e conheça mais histórias


    19/01/2018

    Jogo da memória - ALFABETO

    O jogo da memória colabora para o desenvolvimento infantil, treinando a memória, a atenção e a concentração.

    Além de que, ao lidar com as cartas do jogo, a criança tem a oportunidade de desenvolver a coordenação motora fina e o coordenação visomotora.

    O jogo da memória exercita o cérebro e permite o desenvolvimento da socialização.

    Como podemos ver, não há como negar a importância do jogo da memória.


    Jogo da memória - ALFABETO
    Jogo da memória - ALFABETO


    Jogo da memória - ALFABETO
    Jogo da memória - ALFABETO


    Jogo da memória - ALFABETO
    Jogo da memória - ALFABETO


    Jogo da memória - ALFABETO
    Jogo da memória - ALFABETO


    Jogo TRILHA DO ALFABETO - O CARACOL


    Jogo TRILHA DO ALFABETO - O CARACOL
    Jogo TRILHA DO ALFABETO - O CARACOL




    Veja também: Lista de livros do blog ATIVIDADES PARA EDUCADORES

    18/01/2018

    Jogo da memória FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS




    Jogo da memória FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS
    Jogo da memória FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS




    Veja também:

    Labirinto - Livro CHIQUITA, A RATINHA VAIDOSA





    Ao trabalhar com o livro CHIQUITA, A RATINHA VAIDOSA utilizar algumas estratégias de leitura, como:

    • levantamento de hipóteses;
    • leitura;
    • releitura comentada;
    • confirmação de hipóteses;
    • reconto da história.
    Após este trabalho que tem como objetivo principal levar a criança a desenvolver sua capacidade de compreender os textos escritos, propor a brincadeira Labirinto da Chiquita:


    Labirinto - Livro CHIQUITA, A RATINHA VAIDOSA
    Labirinto - Livro CHIQUITA, A RATINHA VAIDOSA



    Esta atividade tem como objetivos:
    • desenvolver a atenção e a concentração;
    • desenvolver a capacidade de resolver problemas.

    Clicando nos links abaixo, você vai encontrar o livro Chiquita, a ratinha vaidosa e outra atividade para trabalhar juntamente com este livro:



    17/01/2018

    Contagem até 9 - Aprendendo com as joaninhas


    Contando as bolinhas e elemento intruso no grupo
    Contando as bolinhas e elemento intruso no grupo





    Contando as bolinhas desenhadas nas joaninhas
    Contando as bolinhas desenhadas nas joaninhas




    Desenhando bolinhas nas joaninhas
    Desenhando bolinhas nas joaninhas


    15/01/2018

    1º Ano - Atividades matemáticas - Contagem de números até 10



    1º Ano - Atividades matemáticas - Contagem de números até 10

    Nesta postagem, você vai encontrar diferentes atividades propostas para treinar os números até 10. Todas estas atividades devem ser precedidas por um trabalho com material concreto ou também por jogos e brincadeiras, que além de atender às necessidades de aprendizagem de crianças nesta faixa etária, também, atendem à necessidade de um trabalho lúdico na escola.




    Contando quadrinhos e descobrindo a criança que fez mais pontos
    Contando quadrinhos e descobrindo a criança que fez mais pontos




    Atividades com conceitos e números até 9
    Atividades com conceitos e  Números até 9




    1º Ano - Atividades matemáticas - Contagem de números até 10

    No blog Atividades para Educadores, você encontra muitas outras atividades de Matemática como estas, além de outras, como apostilas de alfabetização de Língua Portuguesa e de Matemática.





    Contando e aprendendo com brincadeiras - Números até 9
    Contando e aprendendo com brincadeiras - Números até 9









    Contando animais com números até 9
    Contando animais com números até 9









    Contando animais com números até 9
    Contando animais com números até 9









    Contando animais com números até 9
    Contando animais com números até 9




    Contando animais com números até 9
    Contando animais com números até 9




    Contando brinquedos com números até 9
    Contando brinquedos com números até 9




    Contando animais com números até 9
    Contando animais com números até 9





    Veja mais:




    12/01/2018

    Texto A LINDA MENINA DE ANGOLA, de Ana Gizelia Vieira, para ler e interpretar


    Texto A LINDA MENINA DE ANGOLA, de Ana Gizelia Vieira, para ler e interpretar
    Texto A LINDA MENINA DE ANGOLA, de Ana Gizelia Vieira, para ler e interpretar 


    Leia o texto A LINDA MENINA DE ANGOLA e resolva as questões abaixo: 
    a)  Qual é o nome da menina do texto?
    b)  Como eram os colegas de Ágara em Angola?
    c)  Escreva o nome dos pais de Ágara:
    d)  Em qual mês Ágara foi embora de Angola?
    e)  Qual a diversão preferida de Ágara no navio?
    f)    De onde Ágara e sua família vieram?
    g)  O que Ágara gosta de fazer aqui, no Brasil?
    h)  Por quem é contada a história que você acabou de ler?
    i)    Qual é o nome do navio que trouxe Ágara de Angola para o Brasil?
    j)    Qual foi o dia dia da semana que Ágara chegou ao Brasil?
    k)  Qual é o nome da cidade de Angola que Ágara morava?
    l)    Qual era a comida que Ágara comia no navio?
    m)        Como se chama a língua falada pelo povo que mora em Angola?
    n)  Copie o parágrafo do texto em que Ágara fala de seus pais.




    Veja também: