Páginas

08/08/2020

Textos para ler e interpretar



1) Leia o texto muitas vezes, copie-o e faça o que se pede:

Há muito tempo atrás conheci um ursinho muito especial. Seu nome era Lupércio, mas todos o chamavam de Lupi.
Lupi era um ursinho sonhador. Ele queria muito ser piloto de avião.
Toda vez que ia brincar, Lupi entrava na bacia e imaginava que estava dentro de um avião. Então começavam suas aventuras pelo país da imaginação.
Em suas brincadeiras, Lupi já tinha vivido muitas aventuras em quase todas as partes do mundo.
As aventuras só acabavam quando a Mamãe Ursa chamava Lupi para voltar para casa. Lupi se despedia de seu aviãozinho, prometendo viver novas aventuras com ele no outro dia.

    Elisângela Terra

2) Numere os parágrafos.

3) Marque a resposta certa:
a) Este texto é:
(  ) um conto.
(  ) uma piada.
(  ) uma poesia.
(  ) uma receita.

b) Qual é a finalidade deste texto, ou seja, para que ele foi escrito?
(  ) ensinar uma receita.
(  expor histórias contadas por alguém.
(  ) fazer rir.
(  ) informar.

c) O personagem principal desta história é:
(  ) sonhador.
(  ) medroso.
(  ) preguiçoso.
(  ) teimoso.

d) Para brincar, Lupi usava a bacia como se fosse um:
(  ) avião.
(  ) balão.
(  ) helicóptero.
(  ) submarino.

e) De acordo com o texto é verdade que:
(  ) a mamãe de Lupi não queria que ele fosse piloto de avião.
(  ) Lupi conhecia muitos países diferentes.
(  ) Lupi viajara para quase todas as partes do mundo em sua imaginação.
(  ) Lupi era um piloto de avião.

f) Podemos concluir que o ursinho Lupi:
(  ) era muito criativo.
(  ) era muito levado.
(  ) era um piloto de avião muito experiente.
(  ) não tinha juízo.






1) Leia o texto muitas vezes e faça o que se pede:

Oi, meu nome é André. Eu amo estudar. Minha professora é a tia Márcia. Eu gosto muito dela.
Tia Márcia trabalha no colégio há pouco tempo. A família dela é muito unida. Ela é filha de um mágico.
Tia Márcia não gosta que os meninos usem boné na sala de aula.
Tia Márcia é muito engraçada! Ela traz suco de maracujá e doce de abóbora para o seu lanche.
No dia que fomos fazer as máscaras para o teatro, tia Márcia ligou uma música calma no seu rádio. De repente, ela olhou no relógio e disse:
- Pronto, acabou o tempo. Agora tempos que ir embora.
Depois, de cantar e rezar, fomos para casa.
No caminho, comprei um picolé sabor café. Hum! É uma delícia!
Elisângela Terra

2) Copie o parágrafo do texto que você mais gostou e faça um desenho, no caderno de Arte, representando-o.


3) Responda as questões abaixo:
a) Qual é o nome da professora?
b) Como é a família de tia Márcia?
c) Qual é o lanche que tia Márcia leva para a escola?
d) O que aconteceu no dia em que os alunos de tia Márcia foram fazer as máscaras para o teatro?


4) Marque a resposta certa:
a)   Tia Márcia não gosta de:
(  ) chupar picolé sabor café.
(  ) que os meninos usem boné na sala de aula.
(  ) tomar suco de maracujá.

b)   Quem narra esta história é:
(  ) André.
(  ) tia Márcia.
(  ) um observador.

c) Tia Márcia trabalha no colégio:
(  ) desde que formou.
(  ) faz dez anos.
(  ) há pouco tempo.

d) O pai de tia Márcia é:
(  ) o diretor da escola.
(  ) o motorista do ônibus escolar.
(  ) um mágico.

e) Este texto é:
(  ) um conto.
(  ) uma cantiga.
(  ) uma receita.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário