Páginas

21/08/2017

Brincadeira PARÁGRAFOS INTROMETIDOS, a partir do texto GUIDA E GUILHERME

Propor as crianças a brincadeira Parágrafos intrometidos para trabalhar o texto Guida e Guilherme. Para isso:
  • explicar para as crianças como será a brincadeira;
  • dizer o que acham que pode acontecer em um texto que tem este título;
  • pedir a elas que ajudem você a completar os elementos que elas acreditam fazer parte desta história representados pelos PERSONAGENS, pelo TEMPO em que se passa a história, pelos ESPAÇOS onde se passam a história, NARRADOR (levantamento de hipóteses);
  • falar para as crianças que lendo o texto elas poderão ver se o que imaginaram acontecer neste é verdade ou não;
  • ouvir a leitura do texto Guida e Guilherme (acessar o link para ler o texto completo) feita por você sem que haja nenhum comentário:
  • pedir as crianças que comentem;
  • pedir a elas que leiam o texto da folha xerocada (este texto, agora, possui os parágrafos intrometidos) silenciosamente:
Brincadeira PARÁGRAFOS INTROMETIDOS, a partir do texto GUIDA E GUILHERME
Brincadeira PARÁGRAFOS INTROMETIDOS, a partir do texto GUIDA E GUILHERME

(Estes são os parágrafos que não pertencem ao texto GUIDA E GUILHERME:
Ela é preta e dourada, e na frente tem o desenho de uma águia. 
- Hum!... Que casa feia! Casa bonita tem telhado. 
Fernanda não sabia nada sobre computadores, mas agora está feliz porque já aprendeu muito. 
Que alegria no galinheiro! Nasceram os pintinhos de Dona Pintada.)


  • dizer o que acharam da leitura deste texto;
  • dizer se acharam alguma problema neste texto;
  • propor as crianças ler o primeiro parágrafo do texto coletivamente;
  • ao terminar, pedir a uma criança para contar com suas palavras o que acabou de ler;
  • as demais crianças completam com outras informações que julgarem necessário;
  • dizer se este parágrafo é ou não é intrometido, ou seja, se ele realmente faz ou não parte do texto;
  • caso seja um parágrafo intrometido, as crianças deverão dizer de onde acham que foi ele retirado e colori-lo de preto;
  • caso não seja intrometido, colorir da cor pedida por você;
  • numerar o parágrafo;
  • usar os mesmos procedimentos na leitura dos demais parágrafos;
  • verificar quais hipóteses foram confirmadas, lendo o que você escreveu no quadro de giz;
  • recortar do texto, os parágrafos intrometidos;
  • ordenar e colar os versos no caderno de Português, seguindo a numeração.

  
Em um segundo momento, pedir as crianças para reler o texto Guida e Guilherme, para, a seguir:
  • colorir todas as palavras que tenham GU;
  • copiar estas palavras no caderno de Classe, separando-as em sílabas e em grupos de acordo com o número de sílabas;
  • colorir a sílaba mediana de todas as palavras que têm três sílabas;
  • formar frases com as palavras que têm duas sílabas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário