Páginas

23/08/2017

3º Ano - Brincadeira FORMANDO UM TEXTO COM PERGUNTAS SILENCIOSAS a partir do texto A lenda da Vitória Régia

Propor as crianças a brincadeira FORMANDO UM TEXTO COM PERGUNTAS SILENCIOSAS a partir do texto A lenda da Vitória Régia. Para isso:
  • contar para as crianças que vocês vão trabalhar com um texto que se chama A lenda da Vitória Régia;
  • verificar com elas o que sabem sobre as lendas;
  • perguntar a elas o que acham que pode acontecer em uma história que tem este título;
  • anotar no quadro de giz o que as crianças forem falando;
  • em outra parte do quadro de giz, escrever o elementos PERSONAGENS, TEMPO, ESPAÇO, PROBLEMA, SOLUÇÃO, NARRADOR para que as crianças deem sugestões que os completem;
  • para realizar a brincadeira Formando um texto com perguntas silenciosas, dividir a turma em duplas;
  • explicar como será a brincadeira;
  • entregar uma folha que contém as perguntas que serão usadas para ordenar o texto e o texto para que as crianças possam recortar os parágrafos:
Perguntas da brincadeira FORMANDO UM TEXTO COM PERGUNTAS SILENCIOSAS
(Acesse AQUI para ver a resposta desta atividade)


Texto A LENDA DA VITÓRIA RÉGIA PARA RECORTAR
Texto para recortar, ordenar, numerar e colar no caderno de Português.

  • as duplas deverão ler a primeira pergunta e, procurar entre os parágrafos recortados, aquele que a responde;
  • numerar o parágrafo encontrado de acordo com o número da pergunta;
  • fazer o mesmo para numerar os demais parágrafos;
  • para corrigir, você deverá pedir a uma criança para ler a primeira pergunta do texto;
  • as crianças deverão falar com suas palavras o que pede esta pergunta;
  • outra criança deverá ler a resposta;
  • as outras crianças deverão concordar ou não;
  • pedir as crianças que tentem dizer em uma palavra ou frase o que diz este parágrafo;
  • fazer o mesmo para corrigir os demais parágrafos;
  • ler o texto coletivamente;
  • ler as frases escritas no quadro de giz, quando as crianças fizeram levantamento de hipóteses, verificando qual delas foram confirmadas;
  • verificar quais elementos foram encontrados no texto, como as crianças sugeriram;
  • pedir as crianças que produzam frases que mostram fatos ocorridos no texto e frases que indicam a opinião sobre estes fatos;
  • ler as frases para seus colegas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário