Pesquisar este blog

31/08/2017

Produção de texto O RATO ROEDOR, de Elisângela Terra

As crianças deverão produzir um texto cujo título é O rato roedor folha xerocada. Para isso:
  • pedir as crianças que falem o que acham que poderá acontecer em uma história que tem este nome;
  • apresentar o texto O rato roedor, da folha xerocada:

producao-texto-rato-roedor.png
Produção de texto O RATO ROEDOR


  • as crianças deverão falar tudo o que podem observar nesta folha xerocada;
  • ler o texto para as crianças;
  • elas deverão dizer se entenderam o que diz este texto e o que elas acham que este texto tem de errado;
  • verificar com elas o que podemos fazer para resolver o problema deste texto;
  •  reler o primeiro parágrafo todas as crianças juntas;
  • pedir a elas que digam qual é o desenho cujo nome completará esta frase;
  • reler a frase e conversar sobre o que ela diz;
  • fazer o mesmo na leitura dos demais parágrafos.



Produção de texto O RATO ROEDOR com sugestão de resposta
Produção de texto O RATO ROEDOR com sugestão de resposta




30/08/2017

1º Ano - Ilustrando o texto RITA E O RATO, de Elisângela Terra

Propor as crianças trabalhar com o conto Rita e o rato (folha xerocada). Para isso:
  • apresentar o título do texto;
  • pedir as crianças que digam o que acham que poderá acontecer em uma história que tem este nome;
  • você deverá anotar o que as crianças forem falando no quadro de giz;
  • contar a história para as crianças:

Clique AQUI para acessar o texto RITA E O RATO.

  • pedir as crianças para falar o que lembram do que ouviram;
  • reler as informações que as crianças imaginaram e você escreveu no quadro de giz;
  • apagar o que não faz sentido em relação ao que ouviram;
  • reler o primeiro parágrafo para as crianças;
  • fazer a pergunta referente a este parágrafo que está no quadro abaixo;
  • fazer o mesmo na leitura das demais cenas;
  • propor as crianças representar este desenho através de desenhos;
  • entregar a folha xerocada que contém este texto para as crianças ler o primeiro parágrafo coletivamente:
ilustrando-texto-rita-rato.png
Ilustrando o texto RITA E O RATO
  • ouvir sugestões do que poderá ser desenhado neste parágrafo;
  • fazer o mesmo com os demais parágrafos.





29/08/2017

2º ano - Texto RITA E O RATO, de Elisângela Terra

Leia o texto muitas vezes, copie-o e faça o que se pede:

RITA E O RATO
Rita viu o rato. O rato estava roendo a revista de Ricardo.
O rato viu a Rita. Rita estava roendo a unha do dedo de sua mão.
Rita levou um susto do rato. O rato levou um susto de Rita.
Ricardo chegou viu Rita e o rato. Ele viu que o rato tinha roído sua revista.
Ricardo ficou bravo, pegou o rodo e saiu atrás do rato.
O rato que era muito esperto saiu ventando e nunca mais voltou na casa de Rita.
Rita que era muito bondosa, até sentiu falta do rato roedor, que roía tudo o que via na casa de Ricardo, Renata e Rita Maria.
Elisângela Terra
·        Numere os parágrafos.

·        Colorir o parágrafo que mostra o que Rita fazia, quando o rato a viu.

·        Marque a resposta certa:
a)   Enquanto Rita roia a sua unha:
(  ) ela pegava o rodo para bater no rato.
(  ) o rato riu para Rita.
(  ) o rato roía a revista de Ricardo.

(  ) Ricardo corria atrás do rato.

b)   É o narrador desta história:
(  ) Rita.
(  ) Ricardo.
(  ) rato.
(  ) um observador.



Clique AQUI  e conheça mais histórias




28/08/2017

2º Ano - Texto OS MACAQUINHOS, de Elisângela Terra



Texto OS MACAQUINHOS, de Elisângela Terra
Texto OS MACAQUINHOS, de Elisângela Terra




Clique AQUI  e conheça mais histórias

3º Ano - Texto MARIA, BIDU E O URSINHO PERDIDO, de Elisângela Terra

Texto MARIA, BIDU E O URSINHO PERDIDO, de Elisângela Terra
Texto MARIA, BIDU E O URSINHO PERDIDO, de Elisângela Terra




Clique AQUI  e conheça mais histórias

1º Ano - Pequeno texto MINHA AMIGA DANIELA, de Elisângela Terra

 


Texto MINHA AMIGA DANIELA, de Elisângela Terra
Texto MINHA AMIGA DANIELA, de Elisângela Terra




Clique AQUI  e conheça mais histórias

2º Ano - Atividade a partir conto do livro FOFINHO, de Teresa Noronha

Propor as crianças trabalhar o livro Fofinho. Para isso:
  • pedir as crianças que digam o que acham que poderá acontecer em uma história que tem este nome;
  • você deverá escrever no quadro de giz o que as crianças forem falando;
  • apresentar a capa do livro Fofinho para que as crianças observem-na detalhadamente:


Clique AQUI para acessar o livro Fofinho, de Teresa Noronha.


  • as crianças deverão se mudaram  de opinião em relação do que acham que vai acontecer nesta história;
  • ler as frases que foram escritas no quadro de giz;
  • apagar aquelas que elas acham que não faz sentido mais e escrever outras;
  • ouvir a história do livro;
  • em cada página lida, conversar comas crianças pedindo a elas que recontem com suas palavras o que acabaram de ouvir;
  • no final da história, pedir as crianças que digam o que acharam desta história;
  • comparar as informações que tinhas antes com aquelas que têm agora, verificando quais hipóteses foram confirmadas;
  • responder as perguntas sugeridas no quadro abaixo.

Em um segundo momento, as crianças deverão resolver a folha xerocada Brincando e aprendendo, para descobrir quais são as frases verdadeiras em relação à história Fofinho. Para isso:
  • pedir as crianças para ler, com ou sem ajuda, a primeira frase:

BRINCANDO E APRENDENDO, a partir da história do livro FOFINHO, de Teresa Noronha
BRINCANDO E APRENDENDO, a partir da história do livro FOFINHO, de Teresa Noronha

  • marcar esta frase, caso ela seja verdadeira em reação á história Fofinho;
  • fazer o mesmo para ler e descobrir quais são as outras frases verdadeiras;
  • para corrigir, pedir uma criança para ler a primeira frase da folha xerocada;
  • recontar esta frase com suas palavras;
  • a crianças deverá dizer se esta deveria ao não ter sido assinalada;
  • as demais crianças deverão concordar ou não, justificando-se;
  • usar os mesmos procedimentos para corrigir as demais frases;
  • contar e descobrir o número de palavras de cada frase;
  • colorir a última palavra de cada frase;
  • copiar estas palavras e separá-las em sílabas.

  1. Como era o pintinho que Mariana ganhou? Ele era um pintinho de um dia, macio como algodão.
  2. Por qual motivo Fofinho fugiu para o quintal? Porque ele era curioso.
  3. Qual foi o primeiro animal que Fofinho encontrou ao sair de casa? Um patinho.
  4. quando Fofinho tentou latir como um cachorro, o que aconteceu? Ele piou fraco.
  5. Quando Fofinho descobriu que não era abelha? Quando ele tentou ir atrás da abelha que entrou em uma flor.
  6. Quando Fofinho parou de fazer perguntas? Depois que encontrou um balde.
  7. O que o pintinho tentava descobrir quando encontrou aqueles animais? Que animal ele era.
  8. Quando Fofinho descobriu qual animal ele era? Quando encontrou a galinha.
  9. Como é a vida de um pintinho? Comer, dormir e brincar.
  10. No final da história, com o ficou Fofinho? Feliz.

26/08/2017

2º Ano - Loteria do saber: Histórias de meninas e de Lobos


As crianças deverão resolver as atividades da folha xerocada Loteria do saber: Histórias de meninas e de Lobos. Para isso:
  • relembrar com as crianças as histórias Chapeuzinho Vermelho e Chapeuzinho Vermelho e o incrível Lobo Bom;
  • pedir as crianças para ler a primeira frase do quadro da folha xerocada:
Loteria do saber: Histórias de meninas e de Lobos
Loteria do saber: Histórias de meninas e de Lobos

  • elas deverão dizer a qual das duas histórias a informação que esta frase traz, faz parte: a primeira, a segunda ou as duas histórias;
  • ao terminar, pedir a uma criança para reler a primeira frase;
  • ela deverão recontar com suas palavras o que leu;
  • falar a qual história esta frase pertence;
  • as demais crianças deverão concordar ou não, justificando-se;
  • fazer o mesmo na leitura das demais frases;
  • no final, as crianças deverão colorir a última palavra de cada frase.

25/08/2017

2º Ano - Atividade a partir do livro Chapeuzinho Vermelho e o incrível Lobo Bom

Veja também:

Atividade Adivinha, adivinha! – Chapeuzinho Vermelho e o incrível Lobo Bom
Atividade Adivinha, adivinha! – Chapeuzinho Vermelho e o incrível Lobo Bom

2º Ano - Cenas do conto CHAPEUZINHO VERMELHO E O INCRÍVEL LOBO BOM


Cenas do conto CHAPEUZINHO VERMELHO E O INCRÍVEL LOBO BOM
Cena 1 do conto CHAPEUZINHO VERMELHO E O INCRÍVEL LOBO BOM



Cenas do conto CHAPEUZINHO VERMELHO E O INCRÍVEL LOBO BOM
Cena 2 do conto CHAPEUZINHO VERMELHO E O INCRÍVEL LOBO BOM



Cenas do conto CHAPEUZINHO VERMELHO E O INCRÍVEL LOBO BOM
Cena 3 do conto CHAPEUZINHO VERMELHO E O INCRÍVEL LOBO BOM


Cenas do conto CHAPEUZINHO VERMELHO E O INCRÍVEL LOBO BOM
Cena 4 do conto CHAPEUZINHO VERMELHO E O INCRÍVEL LOBO BOM



Cenas do conto CHAPEUZINHO VERMELHO E O INCRÍVEL LOBO BOM
Cena 5 do conto CHAPEUZINHO VERMELHO E O INCRÍVEL LOBO BOM


Cenas do conto CHAPEUZINHO VERMELHO E O INCRÍVEL LOBO BOM
Cena 6 do conto CHAPEUZINHO VERMELHO E O INCRÍVEL LOBO BOM



Cenas do conto CHAPEUZINHO VERMELHO E O INCRÍVEL LOBO BOM
Cena 7 do conto CHAPEUZINHO VERMELHO E O INCRÍVEL LOBO BOM




Clique AQUI para conhecer esta história.


2º Ano - Brincadeira Adivinha, adivinha! – Chapeuzinho Vermelho e o incrível Lobo Bom

Para iniciar, pedir às crianças que leiam o título do conto Chapeuzinho Vermelho e o incrível Lobo Bom, que você deverá escrever no quadro de giz para, a seguir:
  • dizer se conhecem esta história;
  • elas deverão falar se acham que esta história é diferente ou não da história Chapeuzinho Vermelho que elas já conhecem;
  • dizer o que acham que vai acontecer nesta história a partir do que  conversaram sobre o título do livro;
  • você anota o que as crianças forem falando no quadro de giz;
  • as crianças deverão dar sugestões de personagens que farão parte desta história, onde e quando ocorrerá esta história para que você anote o que elas forem falando no quadro de giz;
  • apresentar para as crianças as cenas desta história, afixando-as no quadro de giz, fora da sequência:

Clique AQUI para acessar estas cenas.

  • pedir as crianças que analisem as cenas;
  • conversar sobre o que puderam observar;
  • as crianças deverão dizer se estas cenas estão na ordem certa e o porquê;
  • sequenciar as cenas de acordo com as sugestões das crianças;
  • as crianças deverão ouvir a história que você vai contar;
  • pedir as crianças para novamente observar as cenas;
  • elas deverão dizer se, de acordo com a história ouvida, estas cenas foram organizadas corretamente;
  • recontar a história, onde uma criança começa e as demais dão continuidade;
  • ler as frases escritas no quadro de giz, para verificar quais delas estão certas em relação a história ouvida;
  • comparar esta história a história Chapeuzinho Vermelho, fazendo um levantamento das semelhanças e das diferenças.


Em um segundo momento, as crianças deverão resolver a folha xerocada Adivinha, adivinha! – Chapeuzinho Vermelho e o incrível Lobo Bom. Para isso:
  • ler a primeira frase da folha xerocada:

Clique AQUI para acessar a atividade Adivinha, Adivinha!.

  • colorir o quadrinho que a representa, caso ela esteja certa em relação ao conto Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Bom;
  • fazer o mesmo com as demais frases;
  • para corrigir, pedir a uma criança que leia a primeira frase e diga se ela teria ou não que ser colorida;
  • as outras crianças deverão dar sua opinião, concordando ou não com a resposta dada;
  • fazer o mesmo para corrigir as demais frases.


Brincadeira É FATO OU OPINIÃO?

As crianças deverão realizar a brincadeira É fato ou opinião?. Para isso:
  • dividir as crianças em duplas;
  • explicar como será a brincadeira;
  • elas deverão ler as frases das fichas:

Clique AQUI para acessar as frases desta brincadeira.

  • copiar as frases que indicam uma opinião ou um fato, no local indicado da folha xerocada:
Brincadeira É FATO OU OPINIÃO?
Brincadeira É FATO OU OPINIÃO?
  • ao seu sinal, as duplas deverão trocar as fichas;
  • repetir os mesmos procedimentos até que todas as duplas tenham lido todas as frases.
  • para corrigir, pedir as duplas que troquem as folhas entre si;
  • uma criança deverá ler a frase da ficha que ficou com ela;
  • a dupla deverá dizer se esta representa um fato ou uma opinião;
  • as demais crianças deverão concordar ou não;
  • você deverá copiar esta frase, na coluna que indica o tipo de frase, no quadro de giz;
  • fazer o mesmo para corrigir as demais frases.

Frases da brincadeira É FATO OU OPINIÃO?

Clique AQUI para acessar a sequência de atividades produzidas a partir da 
Brincadeira É FATO OU OPINIÃO?


A borboleta de asas coloridas é muito bonita.
A dona aranha subiu pela parede.

A lebre e a tartaruga apostaram uma corrida.
A luz do quarto deve ser acesa somente quando entrarmos nele.

A tartaruga foi muito corajosa de apostar uma corrida com a lebre.
As batatas eram muito grossas, empapadas e sem-graça.

As histórias dos animais do sítio que o vovô conta são demais.
Chapeuzinho vermelho usa um capuz vermelho.

João é mesmo muito bonitinho.
Durante todo o verão, a cigarra só cantava.

Hoje, depois da escola, eu irei almoçar com o papai na casa da tia Lili.
Janete foi passear no sítio de seu titio.

Leonardo da Vinci foi um dos artistas mais importantes de todos os tempos.
Lucas e Gustavo foram buscar os ovos nos ninhos das galinhas.

Meu pai apaga a luz do quarto.
Minha tia Lili preparou um almoço delicioso para nós.

Nós mesmas é que temos culpa do que está acontecendo.
O besouro e a borboleta voam.

O Cascão não quis fazer uma tatuagem igual a do Cebolinha.
O Cebolinha fez uma tatuagem muito esquisita no seu braço.

O conto de fadas Cinderela conta a história de uma moça muito especial.
O leão caiu numa rede e foi salvo pelo ratinho que a roeu.

O leão foi muito generoso com o ratinho.
O lobo mau derrubou a casa do porquinho.

O pomar do titio de Janete é muito bem cuidado.
O ratinho foi muito corajoso em ajudar o leão.

Todos os dias em que ficaram no sítio foram de divertimento e de alegria.
Uma borboleta de asas coloridas voava, de flor em flor, no jardim da casa de dona Elisabete.

Recortar estas frases para serem usadas na 
Brincadeira É FATO OU OPINIÃO?

Texto A LENDA DA VITÓRIA RÉGIA - perguntas e respostas

Clique AQUI para acessar a sequência de atividades Brincadeira 
FORMANDO UM TEXTO COM PERGUNTAS SILENCIOSAS 
a partir do texto A LENDA DA VITÓRIA RÉGIA.



PERGUNTA
PARÁGRAFO
0
Qual é o título desta lenda?

A lenda da Vitória Régia
1
O que conta a lenda que você acabou de ler?
Conta lenda que uma bela índia chamada Naiá apaixonou- se por Jaci (a Lua), que brilhava no céu, iluminando a noite.


2
 Quando recebia convites de casamento, o que Naiá fazia?
Bravos guerreiros tentavam cortejar Naiá, mas ela recusava todos os convites de casamento.

3
O que Naiá fazia todas as noites?

Todas as noites ela saía para admirar Jaci, que parecia ignorar a pobre Naiá.

4
O que Naiá fazia ao final de cada dia?
Ao final de cada dia, Naiá saía correndo em sentido oposto ao Sol para tentar alcançar a Lua antes que ela surgisse no céu.

5
O que aconteceu com Naiá?

Noite após noite, a tentativa de Naiá se repetia.
6
De tanto ser ignorada por Jaci, o que aconteceu a Naiá?

Até que adoeceu de tanto ser ignorada por Jaci.
7
O que aconteceu, numa dessas vezes, em que Naiá, mesmo doente, saía em busca da Lua?
Mesmo doente, Naiá saía em busca da Lua. Numa dessas vezes, a índia caiu à beira de um igarapé.

8
Quando Naiá pensou que Jaci estava perto dela, o que ela fez?
Quando acordou e viu o reflexo da Lua nas águas, exultou de felicidade! Finalmente Jaci estava ali, bem próxima de suas mãos. Naiá não teve dúvida e mergulhou nas águas profundas e desapareceu.

9
O que conta a lenda que você acabou de ler?
Jaci, vendo o sacrifício da índia, resolveu transformá-la em uma flor gigante. Naiá virou a vitória-régia, a grande flor amazônica que só abre suas pétalas ao luar.