Páginas

25/08/2017

2º Ano - Brincadeira Adivinha, adivinha! – Chapeuzinho Vermelho e o incrível Lobo Bom

Para iniciar, pedir às crianças que leiam o título do conto Chapeuzinho Vermelho e o incrível Lobo Bom, que você deverá escrever no quadro de giz para, a seguir:
  • dizer se conhecem esta história;
  • elas deverão falar se acham que esta história é diferente ou não da história Chapeuzinho Vermelho que elas já conhecem;
  • dizer o que acham que vai acontecer nesta história a partir do que  conversaram sobre o título do livro;
  • você anota o que as crianças forem falando no quadro de giz;
  • as crianças deverão dar sugestões de personagens que farão parte desta história, onde e quando ocorrerá esta história para que você anote o que elas forem falando no quadro de giz;
  • apresentar para as crianças as cenas desta história, afixando-as no quadro de giz, fora da sequência:

Clique AQUI para acessar estas cenas.

  • pedir as crianças que analisem as cenas;
  • conversar sobre o que puderam observar;
  • as crianças deverão dizer se estas cenas estão na ordem certa e o porquê;
  • sequenciar as cenas de acordo com as sugestões das crianças;
  • as crianças deverão ouvir a história que você vai contar;
  • pedir as crianças para novamente observar as cenas;
  • elas deverão dizer se, de acordo com a história ouvida, estas cenas foram organizadas corretamente;
  • recontar a história, onde uma criança começa e as demais dão continuidade;
  • ler as frases escritas no quadro de giz, para verificar quais delas estão certas em relação a história ouvida;
  • comparar esta história a história Chapeuzinho Vermelho, fazendo um levantamento das semelhanças e das diferenças.


Em um segundo momento, as crianças deverão resolver a folha xerocada Adivinha, adivinha! – Chapeuzinho Vermelho e o incrível Lobo Bom. Para isso:
  • ler a primeira frase da folha xerocada:

Clique AQUI para acessar a atividade Adivinha, Adivinha!.

  • colorir o quadrinho que a representa, caso ela esteja certa em relação ao conto Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Bom;
  • fazer o mesmo com as demais frases;
  • para corrigir, pedir a uma criança que leia a primeira frase e diga se ela teria ou não que ser colorida;
  • as outras crianças deverão dar sua opinião, concordando ou não com a resposta dada;
  • fazer o mesmo para corrigir as demais frases.


Nenhum comentário:

Postar um comentário