Páginas

14/02/2017

Produção de texto O PALHACINHO


Pedir às crianças que observem as cenas da história O palhacinho para, a seguir:


Produção de texto - cenas da história O PALHACINHO
Produção de texto - cenas da história O PALHACINHO


  • dizer o que entenderam das cenas;
  • pedir as crianças qual é o tema destas cenas (o carnaval);
  • falar o que sabem sobre o carnaval;
  • falar palavras que se relacionam ao carnaval, para que você as escreva no quadro de giz;
  • observar a primeira cena todas as crianças juntas;
  • verificar quais perguntas as crianças acham que poderiam ser produzidas a partir desta (você as anota no quadro de giz);
  • observar a segunda cena todas as crianças juntas e pedir a elas para sugerir perguntas que podem ser feitas a partir desta (você as anota no quadro de giz);
  • observar a terceira cena todas as crianças juntas e pedir a elas para sugerir perguntas que podem ser feitas a partir desta (você as anota no quadro de giz);
  • recontar o texto oralmente;
  • juntamente com as crianças, fazer as leitura de todas as perguntas que foram escritas no quadro de giz;
  • pedir as crianças que imaginem o que poderá ter acontecido durante o trajeto até ao local onde se passa o baile de carnaval, quem ele encontrou lá, o que aconteceu após o que podemos ver nestas cenas;
  • mediante esta conversa, pedir as crianças para sugerir outras perguntas;
  • elas deverão copiar todas as perguntas no caderno de Português.
Sugestões de perguntas:
1)   O que o menino está fazendo na primeira cena?
2)   Tem como eu saber quem é ele?
3)   Quem você imagina que seja ele?
4)   Aonde ele vai?
5)   As cenas dão pistas de que horas ele vai ao baile?
6)   O personagem da história é criança, então a que horas seria o correto deste menino estar indo ao baile?
7)   Quem poderia ter ido ao baile com ele?
8)   É correto uma criança sair de casa para ir a uma festa de carnaval sozinha?
9)   De acordo com as cenas, o menino está feliz de ir a festa?
10)  Ele gostou da festa?
11)  Como eu sei?
12)  O que você imagina que poderia ter acontecido depois do que vemos nas cenas? Etc...

Em um segundo momento, propor a elas que produzam um texto coletivamente, a partir destas cenas:
  • ao terminar, as crianças deverão ler o que produziram;
  • copiar o texto. 



Acesse acima para conhecer as atividades cujo tema é CARNAVAL


Nenhum comentário:

Postar um comentário