Para trabalhar com a marchinha de carnaval Pirata da perna de pau, você deverá apresentar o cartaz, que contém está música, ilustrado, para que as crianças possam:
- falar o que acham que diz o texto, observando-se, somente, a ilustração;
- dizer que tipo de texto é este;
- caso elas não saibam, dizer que é uma marchinha de carnaval;
- verificar se elas conhecem outras marchinhas;
- você deverá realizar a leitura, apontando para as palavras enquanto lê;
- comentar, demonstrando o que entenderam deste;
- colocar o CD que contém esta música para que todos possam ouvir e dizer o que acharam desta música;
- todos deverão ler e, a seguir, cantar juntamente com você;
- fazer uma análise verso a verso deste texto, verificando em cada um deles, qual é a palavra que tem mais letras;
- pedir as crianças que contem o que diz este texto.
Em um segundo momento, ao receber a folha xerocada, que contém a marchinha de carnaval Pirata da perna de pau, as crianças deverão:
- dizer o que ele representa (a letra da marchinha igual a do cartaz);
- pedir as crianças que leiam juntamente com você o título da marchinha, no cartaz;
- na folha xerocada, elas deverão localizar o título;
- falar para elas porque foi usado uma letra diferente do restante do texto;
- informar-lhes também que o título faz parte do texto;
- pedir a elas que contem o número de palavras do título para colorir os quadrinhos na quantidade encontrada;
- fazer o mesmo com os versos: ler no cartaz, localizar na folha xerocada e colorir os quadrinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário