quinta-feira, 15 de março de 2018

Texto ROSA E A RAPOSA, de Elisângela Terra - Treinando palavras com S e SS







ROSA E A RAPOSA 
A professora Rosa estava em casa com a vassoura na mão varrendo o chão. Ela era muito sossegada e não varria depressa.
Rosa ouviu um barulho e ficou assustada. Olhou pela janela e viu uma raposa que queria pegar um pássaro manhoso e preguiçoso que comia sossegado pêssego no pessegueiro.
Rosa assobiou e logo apareceu José com a camiseta toda suja.
José assustou a raposa que era famosa na região porque era bondosa.
Rosa agradeceu José que pegou sessenta reais e foi no posto de gasolina encher o tanque do seu carro.
Rosa ainda levou sessenta minutos para terminar de varrer o chão de sua casa.
Depois, foi descansar lendo uma revista que mostrava fósseis de dinossauro.
Elisângela Terra



Clique AQUI  e conheça mais histórias 




Atividades - Narrador, Quantidade de palavras e Última palavra do texto







·         Leiam os trechos de alguns textos para descobrir quem é o narrador e quantas palavras têm estes:

1º trecho
Numa noite escura, um boneco de neve viu chegar à sua beira uma bruxa.
- Abracadabra! Patas de cabra, dentes de leão, coxas de rã... Sou a bruxa má. E tu quem és?
- Eu sou um boneco de neve e aqui estou cheio de frio porque não posso andar.

·        O narrador deste texto é: ______________________________________

·        Quantidade de palavras que tem este trecho: ______________________

·        Última palavra deste trecho: ____________________________________




2º trecho
Suzete adora comer salada!
A mãe de Suzete faz salada com tomate, alface, azeitona, rúcula e pepino
Suzete come tudo.
Ela tempera a salada com sal, azeite e limão.
A salada fica uma delícia!

·        O narrador deste texto é: ______________________________________

·        Quantidade de palavras que tem este trecho: ______________________

·        Última palavra deste trecho: ____________________________________




3º trecho
Finalmente o grande dia chegou. A pobre Cinderela viu a madrasta
e as irmãs saírem numa carruagem em direção ao palácio, em seguida
sentou-se perto da lareira e começou a chorar.
Apareceu diante dela uma fada, que disse ser sua fada madrinha, e
ao ver Cinderela chorando, perguntou:
- Você gostaria de ir ao baile, não é?

·        O narrador deste texto é: ______________________________________

·        Quantidade de palavras que tem este trecho: ______________________

·        Última palavra deste trecho: ____________________________________




4º trecho
Era uma vez um rei que tinha doze filhas muito lindas. Dormiam em doze camas, todas no mesmo quarto; e quando iam para a cama, as portas do quarto eram trancadas a chave por fora. Pela manhã, porém, os seus sapatos apresentavam as solas gastas, como se tivessem dançado com eles toda a noite; ninguém conseguia descobrir como acontecia isso.
Então, o rei anunciou por todo o país que se alguém pudesse descobrir o segredo, e saber onde as princesas dançavam de noite, casaria com aquela de quem mais gostasse e seria o seu herdeiro do trono; mas quem tentasse descobrir isso, e ao fim de três dias e três noites não o conseguisse, seria morto.

·        O narrador deste texto é: ______________________________________

·        Quantidade de palavras que tem este trecho: ______________________

·        Última palavra deste trecho: ____________________________________


Atividades - Interpretação e produção de texto com a tirinha da MÔNICA E MAGALI







INTERPRETANDO E PRODUZINDO TEXTO

1)   Observe a tirinha abaixo e responda:

Tirinha MÔNICA E MAGALI
Tirinha MÔNICA E MAGALI

Durante as cenas da tirinha
a)   O que a Mônica está fazendo na primeira cena?
b)   Por que você acha que ela escolheu ler um livro, sentada embaixo da árvore?
c)   Será que ela está gostando da história?
d)   Se fosse você, qual livro você estaria lendo?
e)   O que indica a expressão da Magali na primeira cena?
f)    Qual era o objetivo da Magali ao assustar a Mônica?
g)   Qual elemento deste texto indica o objetivo da Mônica?
h)   Como a Mônica ficou?
i)     Em qual lugar se passa esta história?


·        Agora que já conhecemos a história que vemos na tirinha, vamos imaginar o que aconteceu antes e depois do que vemos:

Antes das cenas que vemos nesta tirinha
a)   Por que a Magali resolveu assustar a Mônica?
b)   Por que a Mônica resolveu ler debaixo da árvore?
c)   Como estava o tempo?

Depois das cenas que vemos nesta tirinha
a)   O que a Mônica falou para a Magali?
b)   Você acha que a Mônica pegou a maçã para a Magali?
c)   Como a Mônica desceu da árvore?
d)   A Monica continuou lendo debaixo da árvore?
e)   A Magali ficou junto com a Mônica?
f)    O que elas fizeram? 




Atividades para imprimir com S e SS







Atividades - Frases e Palavras com S e SS
Atividades - Frases e Palavras com S e SS



Brincadeira QUEM SABE ACERTA!!! - Palavras com CA-CO-CU e GA-GO-GU








Brincando e aprendendo
- As crianças deverão ler as palavras escritas no quadro da da brincadeira Quem sabe acerta!!!!.
- Assinalar o número de cada uma das palavras que elas acham que foram escritas errado.

Brincadeira QUEM SABE, ACERTA! - Palavras com CA-CO-CU e GA-GO-GU
Brincadeira QUEM SABE, ACERTA! - Palavras com CA-CO-CU e GA-GO-GU

- Verificar coletivamente quais palavras foram escritas errado.
- Reescrevê-las na coluna REESCRITA, corrigindo-as.
- Completar o restante do quadro.