domingo, 4 de março de 2018

Produzindo textos / ATIVIDADES PARA EDUCADORES





Observando e conversando sobre as cenas da história, na folha xerocada
- dizer o que entenderam destas cenas;
- observar a primeira cena, coletivamente, e, verificar cada detalhe desta;
- conversar sobre a atitude de cada personagem desta cena;
- dar sugestões de como poderiam chamar cada personagem que aparece nesta cena, onde se passa esta cena – cidade ou campo, em qual horário do dia;
- falar para as crianças que todo texto possui elementos que os compõem e ajudam a história acontecer, sendo que uns são muito importantes e outros não;
- escrever no quadro de giz, o nome de alguns elementos (personagens, lugar, tempo, problema), separados em colunas e pedir as crianças que deem sugestões de palavras que os completem;
- ao observar as demais cenas, usar os mesmos procedimentos.

Produzindo o texto
- dizer para as crianças que estas cenas formam uma história;
- pedir a elas que ajudem você a contar, oralmente, esta história;
- pedir sugestões de frases que representam cada uma das cenas;
- a partir de todas as informações levantadas, a criança deverá produzir o texto;
- quem quiser deverá ler seu texto. 

Sugestões de histórias em cenas para produzir textos


producao-texto-toto-e-o-gatinho.png
Produção de texto TOTÓ E O GATINHO




producao-texto-menino-e-cachorro.png
Produção de texto O MENINO E O CACHORRO




cenas-fabula-a-cigarra-e-a-formiga.png
Cenas da fábula  A CIGARRA E A FORMIGA



cenas-fabula-ra-e-boi.png
Cenas da fábula A RÃ E O BOI






Nenhum comentário:

Postar um comentário