Atividades - Ideia da divisão, Gráfico, Operações e Horas - página 1 |
Atividades - Ideia da divisão, Gráfico, Operações e Horas - página 2 |
Atividades - Gráfico, Figuras planas, Hora, Real e Material dourado - página 1 |
Atividades - Gráfico, Figuras planas, Hora, Real e Material dourado - página 2 |
Atividades - Hora, Tabela, Dezena e Sequência - página 1 |
Atividades - Hora, Tabela, Dezena e Sequência - página 2 |
Atividades - Dezena e Material dourado |
Atividades HORA, MEIA HORA e OPERAÇÕES |
Atividades SITUAÇÕES-PROBLEMA e TROQUE NA POSIÇÃO - 1ª parte |
Atividades SITUAÇÕES-PROBLEMA e TROQUE NA POSIÇÃO - 2ª parte |
Atividades - Operações e Dezena - página 1 |
Atividades - Operações e Dezena - página 2 |
Como baixar as atividades?
1º) Clique sobre a imagem e vai abrir uma tela com fundo preto.
2º) Coloque o mouse sobre a imagem e clique com o botão direito.
3º) Na janela que vai abrir, procure a palavra COPIAR e clique sobre ela.
4º) Cole o que você copiou no Word, por exemplo. Fazendo assim, você verá que a legibilidade da imagem ficará muito boa.
👉👉👉O que acontece, se eu não fizer isso?
A resolução da imagem, na maioria das vezes, perde a sua qualidade.
Clique AQUI para acessar o texto A RÃ E A FÁBULA.
Propor às crianças que ouçam o texto A rã e o boi silenciosamente. A seguir:
- fazer levantamento de hipóteses a partir do título do texto;
- você deverá contar a história para as crianças;
- conversar sobre o que ouviram, comparando ao que foi imaginado;
- apresentar o texto da folha xerocada para que as crianças leiam silenciosamente o primeiro parágrafo:
Texto A RÃ E O BOI para produzir perguntas |
- elas deverão recontar o que leram com suas palavras;
- você deverá questionar as crianças sobre as informações que encontramos neste texto (ver sugestões no texto da folha xerocada):
Sugestões de perguntas produzidas a partir do texto A RÃ E O BOI |
- pedir a elas para deem sugestões de perguntas que poderão ser feitas a partir deste trecho;
- fazer o mesmo na leitura dos demais parágrafos;
- pedir as crianças que completem o quadro com informações sobre o texto.
ATIVIDADES COM NÚMEROS E COORDENAÇÃO MOTORA FINA
Usar massinha de cores diferentes para:
- preencher o número;
- confeccionar frutas para serem colocadas na árvore de acordo com o número indicado;
- fazer bolinhas para colocar nos quadrinhos de acordo com o número indicado.
ATIVIDADES COM NÚMEROS, CORES, SEQUÊNCIA
E COORDENAÇÃO MOTORA
Usar bolinhas de massinha ou de papel crepom para enfeitar as centopeias. Sobre cada bolinha que representa o corpo das centopeias, colocar bolinhas de massinha ou de papel, seguindo a sequências de cores propostas:
Usar bolinhas de massinha ou de papel crepom para enfeitar a centopeia |
Usar bolinhas de massinha ou de papel crepom para enfeitar a centopeia |
ATIVIDADES: SEQUÊNCIA DE CORES
Atividade COMPLETANDO A SEQUÊNCIA DE CORES |
Completando as sequências de cores |
JOGO DOS CINCO ERROS
Encontrar, na segunda cena, o que está diferente da primeira cena, assinalando estes erros:
Esta imagem foi retirada do site https://br.fotolia.com/
LABIRINTO
Em cada atividade, levar as personagens até o lugar pedido:
Labirinto - CHAPEUZINHO VERMELHO |
Labirinto - CINDERELA |
DOMINÓ - CHAPEUZINHO VERMELHO
Recortar as peças do jogo do dominó, nos pontilhados.
· Desenvolvimento das atividades – conteúdos
· Andar, pular, correr, bater.
· Atenção concentrada.
· Categorização (cores, frutas, iguais).
· Colorir, desenhar e contornar.
· Construção de histórias.
· Coordenação motora fina – movimento de pinça.
· Coordenação motora grossa.
· Discriminação de cores, letras e números.
· Discriminação temporal.
· Discriminação visual.
· Dominó.
· Encaixar, recortar.
· Equilíbrio e flexibilidade.
· Esquema corporal.
· Funções básicas de pensamento.
· Jogo da memória.
· Jogo dos sete erros.
· Jogos e brincadeiras.
· Lateralidade.
· Liga pontos.
· Jogo do mico.
· Organizar figuras.
· Provas Piagetianas.
· Quebra-cabeça.
· Raciocínio lógico.
· Vivência de experiências de alfabetização e de letramento, motoras (mãos), fonoarticulatórias.
· Jogos de cartas para essa faixa etária: Rouba-montes, Bom dia, meu Senhor, Borboleta e Mau-mau.
· Cantar: “Árvore da montanha”, “A velha a fiar”, “Seu Lobato tinha um sítio” e “Mestre André”.
· Brincadeiras de mão acompanhadas de melodias cantadas – como Adoleta, Escravos e Jó, Popeye e Nós somos quatro – treinam a memória de trabalho, a inibição e a flexibilidade cognitiva.
/>
outubro 19, 2017
Sugestões de atividades para serem trabalhadas com crianças que tenham SÍNDROME DE IRLEN
( ) Contar a história Chapeuzinho Vermelho.
( ) Brincar de Jogo da trilha Chapeuzinho Vermelho.
( ) Ordenar as cenas da história Chapeuzinho Vermelho.
( ) Jogo dos sete erros Chapeuzinho Vermelho.
( ) Localizar o elemento que não faz parte do grupo (folha xerocada 1).
( ) Jogo Números e massinha.
( ) Atividades com bola.
( ) Atividade de Liga pontos.
( ) Atividade de Jogo dos 7 erros.
( ) Jogo da memória.
( ) Dominó.
( ) Lançar bolas, papel amassado, saquinhos com areia dentro de um balde, caixa.
( ) Brincar de boliche.
( ) Encaixar pinos.
( ) Eva ou madeirit perfurado para passar cordões de calçado (costura).
( ) Brincar com a bola pendurada por um fio de barbante.
( ) Subir as escadas elevando o joelho bem alto.
( ) Andar com passos de elefante.
( ) Andar de joelhos com as mãos no ar
( ) Pulo do coelho (dois pés e apoio das mãos no chão).
( ) Imitar caranguejo (sentar no chão, palminha das mãos para trás, elevar o quadril caminhando para frente e para trás).
( ) Ficar na ponta dos pés em cima de um banco.
( ) Ficar na ponta dos pés com os olhos abertos e depois fechados (10 segundos cada).
( ) Caminhar na ponta dos pés.
( ) Agachar, abrir os braços e imitar um avião, primeiro com os olhos abertos e depois com os olhos fechados.
( ) Andar na ponta dos pés com as mãos na nuca e com os calcanhares e com os braços cruzados nas costas.
( ) Passos largos e a mão na cintura, e de lado com as mãos na cabeça.
( ) Imitar o sapinho, (cócoras) ir e voltar.
( ) Ir correndo e voltar andando.
( ) Ir andando e voltar correndo.
( ) Ir saltitando com os dois pés e voltar andando.
( ) Andar em Câmera lenta, andar rápido e andar devagar.outubro 05, 2017
Texto ANTÔNIO E A TEMPESTADE, de Elisângela Terra, para treinar palavras com AM-EM-IM-OM-UM
· Leia o texto muitas vezes e faça o que se pede:
ANTÔNIO E A TEMPESTADE
A tempestade estava chegando!
Antônio deu uma cambalhota e saiu correndo pela campina. Então, Antônio lembrou-se que não poderia esconder embaixo do pessegueiro. “É perigoso!”, falava a mamãe. “Quando vem o temporal, temos que correr para casa!”.
No caminho, Antônio viu as pombinhas encolhidas, não viu o bambu, tropeçou e caiu, e, assim foram para o chão, as suas compras: as empadas, as carambolas, o bombom e a lâmpada. Ele machucou o umbigo. A mamãe veio ajudar Antônio.
Os dois correram para dentro de casa. Foi um temporal muito forte. A rampa ficou toda suja e mamãe limpou-a, depois que a tempestade passou.
- É, setembro é sempre assim! - falou a mamãe.
A tempestade já estava longe e Antônio foi brincar no computador. Agora, ele estava cansado e queria viver aventuras mais tranquilas no mundo virtual.
|
· Numere os parágrafos.
· Escolha um trecho do texto, copie-o, no caderno de Arte, e, faça um desenho, representando-o.
· Copie todas as palavras que estão destacadas no texto, no caderno de Tarefa, para, a seguir:
a) Separá-las em sílabas.
b) Colorir a sílaba do MEIO ou MEDIANA, daquelas palavras que tenham três sílabas.
bambu nuvem bombeiro cambalhota campina campeonato campo
carambola carimbo rampa computador embaixo
empada gambá emprego tempo garimpeiro
lambada samba lâmpada xampu lamparina
sombra limpeza limpo pomba lombo rampa
setembro limpar
Assinar:
Postagens (Atom)