As crianças deverão trabalhar com o livro Camilão, o comilão para realizar a brincadeira Quem sabe, sabe!. Para isso:
- apresentar o título para as crianças e pedir-lhes que tentem adivinhar o que poderá acontecer em uma história que tem este nome;
- você deverá anotar o que as crianças forem falando no quadro de giz, abaixo do título O QUE NÓS ACHAMOS QUE VAI ACONTECER NA HISTÓRIA CAMILÃO, O COMILÃO;
- observar as cenas do livro Camilão, o comilão, silenciosamente;
- ao final, as crianças deverão falar tudo o que puderam observar nelas;
- reler as frases escritas, no quadro de giz, para verificar se as crianças acham que poderá apagar ou modificar alguma frase;
- destacar os elementos que compõem o texto como PERSONAGENS, TEMPO, LUGAR, PROBLEMA, SOLUÇÃO, escrevendo-os, no quadro de giz, para que as crianças ajudem você a completá-los;
- você deverá contar a história para as crianças;
- pedir a elas que, em cada página, possam dizer se podemos ler nestas, algo que não está escrito ali, mas que o autor quis passar para nós;
- pedir a elas que digam em uma palavra como podemos definir Camilão (comilão, guloso, generoso, amigo, pidoncho);
- pedir as crianças para recontar o texto;
- conversar sobre a atitude de Camilão de sair pedindo sem parar para os animais, mesmo sabendo que na sua cesta já havia bastante alimentos;
- conversar com as crianças sobre a importância de comermos tudo o que colocamos no prato, evitando desperdício, uma vez que, existem tantas pessoas que não têm nada para comer, valorizando, assim, nossos alimentos de cada dia;
- pedir as crianças que digam quem é o narrador desta história, destacando-o, no quadro de giz.
Em um segundo momento, propor as crianças a brincadeira Quem sabe, sabe! (folha xerocada). Para isso:
- ler a primeira frase e assinalar, na coluna certa, se ela representa um fato ou uma opinião sobre um fato, considerando o conto Camilão, o comilão;
- para corrigir, pedir a uma criança para ler a primeira frase;
- recontar com suas palavras o que leu;
- dizer se ela representa um fato ou opinião sobre um fato;
- as outras crianças deverão concordar ou não, justificando-se;
- fazer o mesmo para corrigir as demais frases;
- colorir a última frase de cada frase;
- contar o número de palavras de cada frase.
Clique AQUI para conhecer a sequência de atividades produzidas
a partir do livro CAMILÃO, O COMILÃO, de Ana Maria Machado
Brincadeira QUEM SABE, SABE! CAMILÃO, O COMILÃO |
Como baixar as atividades?
1º) Clique sobre a imagem e vai abrir uma tela com fundo preto.
2º) Coloque o mouse sobre a imagem e clique com o botão direito.
3º) Na janela que vai abrir, procure a palavra COPIAR e clique sobre ela.
4º) Cole o que você copiou no Word, por exemplo. Fazendo assim, você verá que a legibilidade da imagem ficará muito boa.
👉👉👉O que acontece, se eu não fizer isso?
A resolução da imagem, na maioria das vezes, perde a sua qualidade.
Lendo e interpretando textos, todos os dias, em uma relação dialógica com estes e com seus pares, intermediados pela professor, pela professora, a criança vai criando mecanismos, em seu esquema cognitivo, que lhe possibilitarão desenvolver a verdadeira capacidade de compreender os textos.
Clique AQUI e conheça mais histórias
1) Leia o texto abaixo:
Texto NICO, O CARAMUJO, de Elisângela Terra |
2) Marque com um (X) a resposta certa:
A) O nome do caramujo é:
( ) Neco.
( ) Nico.
( ) Nuno.
B) O que o caramujo come?
( ) a folha da árvore.
( ) as pétalas.
( ) o pólen das flores.
C) Nico acha a sua comida:
( ) bonita.
( ) deliciosa.
( ) cheirosa.
D) Depois de comer, o caramujo Nico:
( ) dorme.
( ) vai para a escola.
( ) vai passear.
Clique AQUI e conheça mais histórias
do blog ATIVIDADES PARA EDUCADORES
Leia o texto muitas vezes, copie-o e marque a resposta certa:
NELI E A BONECA NANÁ
A boneca Naná é de Neli.
Neli fala:
- Come banana, nenê. Bebe limonada Naná.
Naná não come e não bebe.
A menina coloca a boneca na cama.
- Nana, nenê...
|
· O nome da boneca deste texto é:
( ) Naná.
( ) Neli.
( ) Nina.
|
· Naná não come banana e não bebe limonada porque:
( ) ela é muito enjoada.
( ) ela é uma boneca.
( ) ela não estava com fome.
· É a última palavra do texto:
( ) a.
( ) nana.
( ) nenê.
|
Clique AQUI e conheça mais histórias
do blog ATIVIDADES PARA EDUCADORES
fevereiro 27, 2017
3º Ano - Brincadeira QUAL É A RESPOSTA CERTA a partir do texto ORELHINHA, de Graça Batituci
Continuação da sequência de atividades realizada
a partir do texto ORELHINHA, de Graça Batituci
- Depois de realizar a primeira parte desta sequência (acesse AQUI e descubra quais atividades já foram realizadas), propor as crianças a brincadeira da folha xerocada Qual é a resposta certa?. Para isso:
Brincadeira QUAL É A RESPOSTA CERTA? - ORELHINHA (Texto) |
· pedir a uma criança que leia a primeira pergunta e explique o que entendeu dessa;
· todas as crianças deverão procurar a resposta certa, colando-a, a seguir, no local indicado;
· fazer o mesmo para encontrar, as demais respostas.
- Para finalizar a sequência, propor às crianças que corrijam uma das outras, a folha xerocada Qual é a resposta certa?. Para isso:
· pedir a uma criança que leia a primeira pergunta e explique o que entendeu dessa;
· todas as crianças deverão procurar a resposta certa, colando-a, a seguir, no local indicado;
· fazer o mesmo para encontrar, as demais respostas.
· trocar as folhas, de modo que nenhuma criança da mesma equipe, corrija a folha de seu colega;
· pedir a uma criança que leia a primeira pergunta e diga qual foi a resposta certa;
· as demais crianças deverão concordar ou não justificando-se;
· caso acerte, a criança deverá marcar dez pontos;
· fazer o mesmo para corrigir as demais perguntas;
· ao final, somar os pontos da criança a qual está corrigindo a folha;
· devolver a folha xerocada para o dono;
· essa criança deverá conferir para ver se seu colega, somou os pontos corretamente;
· chamar uma das equipes a frente para anotar os pontos dessa em uma tabela que deverá ser desenhada no quadro de giz;
· fazer o mesmo com as demais equipes;
· ler e interpretar a tabela para ver qual foi a equipe vencedora.
Para trabalhar com o texto embaralhado Orelhinha, de Graça Batituci, o professor ou a professora deverá propor as crianças que:
· tentem adivinhar o que vai acontecer no texto Orelhinha (você deverá anotar o que as crianças forem falando no quadro de giz);
· tentem ler o texto Orelhinha cujos parágrafos estão embaralhados;
· digam o que entenderam;
· recortem o texto embaralhado da folha xerocada;
· ouçam a leitura da professora, para descobrir qual é o primeiro parágrafo, numerando-o;
· fazer o mesmo para numerar os demais parágrafos;
· ordenar os parágrafos;
· ler coletivamente o primeiro parágrafo;
· falar o que entendeu desse;
· colorir os espaços em branco entre as palavras;
· ler coletivamente o segundo parágrafo e falar o que entendeu desse;
· circular cada uma das palavras desse parágrafo;
· ler coletivamente o terceiro parágrafo, falando, a seguir, o que entendeu desse;
· colorir os sinais de pontuação que aparecem nesse parágrafo;
· ler coletivamente o quarto parágrafo e falar o que entendeu desse;
· fazer um risco entre cada uma das palavras desse parágrafo;
· ler coletivamente o quinto parágrafo e falar o que entendeu desse;
· colorir cada uma das palavras desse parágrafo;
· ler coletivamente o sexto parágrafo, falando, a seguir, o que entendeu desse;
· sublinhar cada uma das palavras desse parágrafo;
· ler coletivamente o sétimo parágrafo e falar o que entendeu desse;
· colorir os espaços em branco entre as palavras;
· ler coletivamente o oitavo parágrafo e falar o que entendeu desse;
· circular cada uma das palavras desse parágrafo;
· ler coletivamente o nono parágrafo, falando, a seguir, o que entendeu desse;
· colorir cada uma das palavras desse parágrafo;
· contar e descobrir quantas palavras têm cada um dos parágrafos deste texto;
· leiam as frases escritas no quadro de giz, comparando estas informações aquelas que têm agora.
order: 1pt dashed windowtext; padding: 0cm 5.4pt; width: 14cm;" valign="top" width="529">
Ele é um dos filhotes da mamãe Coelha.
Mamãe Coelha fica feliz ao ver seu filhote dormindo tão tranquilamente!
Orelhinha gosta muito de dormir.
Ela coloca palha de milho e bastante jornal velho, até a caminha ficar bem fofinha.
Mamãe Coelha sempre arruma a caminha dele em um cestinho.
Ele tem esse nome porque sua orelha é menor que as orelhas do seu irmão Malhado.
Orelhinha gosta muito e dorme bastante, no meio da palha.
ORELHINHA
Olhe o Orelhinha!
Leia o texto e copie-o:
UM POEMA PARA AS CRIANÇAS
Caramba!
Como é demais
Ser criança.
A gente pula,
Corre, cai, levanta,
Vai e volta,
E nunca se cansa.
Ah! Ah! Ah!
Como é bom ser criança!
A gente come chocolate,
Pipoca com bala de goma,
Sorvete com batata frita,
E nunca enche a pança.
Nham! Nham! Nham!
Como é bom ser criança!
|
Marque com um (X) a resposta certa:
· Este texto é:
( ) bilhete.
( ) lista.
( ) poema.
( ) notícia.
· Nesse texto, a expressão “Nham! Nham! Nham!” foi usada para indicar:
( ) a energia das crianças ao brincar.
( ) a quantidade de coisas que as crianças comem.
( ) o barulho de crianças comendo guloseimas.
( ) o movimento das crianças ao brincar.
· Na primeira estrofe podemos encontrar:
( ) 17 palavras.
( ) 19 palavras.
( ) 18 palavras.
( ) 20 palavras.
Clique AQUI e conheça mais histórias
do blog ATIVIDADES PARA EDUCADORES
Leia o texto e copie-o:
A BALEIA
A baleia é o maior animal que vive na água.
Ela está sempre de boca aberta para comer as plantinhas e os pequenos os animais que vivem no mar.
A baleia vem à tona sempre que precisa respirar.
A baleia é um animal que mama quando filhote.
|
Texto retirado do blog Jardim da Tia Di
Marque com um (X) a resposta certa:
· Segundo o texto, o motivo da baleia estar sempre de boca aberta é:
( ) que ela tem a boca muito grande.
( ) para comer as plantinhas e os pequenos animais que vivem no mar.
( ) porque ela é mamífero.
( ) para ela respirar.
Clique AQUI e conheça mais histórias
do blog ATIVIDADES PARA EDUCADORES
Toda criança deveria amar ler. Ler é muito bom, e, depende muito, não exclusivamente, de incentivo e dedicação, por parte dos professores que, também, deverão ser exemplo, demonstrando o quão é importante a leitura é em sua vida.
- Leia o texto e copie-o no caderno de Textos:
Texto MINHA TIA SARITA, de Graça Batituci |
- Marque a resposta certa:
a) Este texto é:
( ) conto.
|
( ) lista.
|
( ) poesia,.
|
( ) cantiga.
|
b) É o trecho do texto que marca uma opinião:
( ) “Vivia brincando com a gente.”
( ) “Tia Sarita era irmã da minha bisavó.”
( ) “Ela era baixinha...”
( ) “Essa minha tia-bisa era fenomenal...”
c) Quem narra esta história é:
( ) Sarita.
( ) o bisneto de Sarita.
( ) o neto da irmã de Sarita.
( ) o bisneto da irmã de Sarita.
d) Este texto serve para:
( ) contar uma história.
( ) ensinar uma brincadeira.
( ) ensinar uma receita.
Assinar:
Postagens (Atom)