sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Trabalhando com o livro CONDOMÍNIO DOS MONSTROS, de Alexandre de Castro Gomes

Atividade de leitura e compreensão de texto a partir do livro Condomínio dos monstros, de Alexandre de Castro Gomes

- Para trabalhar com o livro Condomínio dos monstros, pedir aos alunos que:
·        leiam o título do livro que você deverá escrever no quadro de giz;
·        conversem sobre o significado de cada palavra deste título;
·        digam o que acham que pode acontecer em um livro que tem este título;
·       ouçam com bastante atenção a explicação de como será a brincadeira da qual eles irão participar e na qual eles usarão as hipóteses que formaram a partir da leitura do título deste livro;
·        leiam as frases que a professora dará para cada dupla:


Clique no link acima para ler as frases 


·   a dupla deverá conversar sobre a possibilidade destas frases serem verdadeiras ou não em relação a história deste livro;
·       somente neste momento, observem a capa do livro que a professora vai mostrar:

imagem da capa do livro Condomínio dos monstros


·     digam se mudaram a opinião a respeito do que pode acontecer nesta história ao observar esta capa;
·      observem as páginas iniciais do livro (neste momento, a professora deverá somente apresentar cada uma das cenas deste livro para que os alunos possam observá-las);
·  digam se gostariam de escolher outra frase, a partir do que podem observar nestas páginas (a professora terá outras frases, sobre a sua mesa, para que as duplas que queiram possam trocá-las, somente uma vez, pelas quais elas têm);
·        quando você terminar de mostrar as cenas do livro, digam se mudaram de opinião, a partir do que observaram nas cenas, sobre o que vai acontecer nesta história;
·    comparem as informações que têm neste momento com aquelas que tinham quando apenas sabiam o título deste livro.

-     Em um segundo momento, propor aos alunos que:
·        leiam cada uma de suas frases;
·   expliquem para seus colegas, com suas palavras, as informações que estas frases trazem;
·        explicar o que significa verdade e o que significa mentira;
·    digam se acham que suas frases são verdade ou mentira (a professora deverá escrever de um lado do quadro de giz, verdade e de outro mentira, e, colar cada uma das frases embaixo de cada uma destas palavras conforme a indicação das duplas);
·        ouçam a leitura do livro, que deverá ser feita página por página, verificando em cada uma delas o que os alunos entenderam;
·       relacionem as informações levantadas antes da audição desta história com aquelas que eles têm agora que terminaram;
·   conversar sobre a importância de ler as cenas ou o texto para melhor compreender o que está acontecendo;
·        falem se houve algo que os surpreendeu nesta história;
·   leiam as frases que foram consideradas verdade, verificando se estão corretas ou não em relação a história Condomínio dos monstros;
·  leiam as frases que foram consideradas mentira, verificando se estão corretas ou não em relação a história Condomínio dos monstros;
·        recontem a história coletivamente;
·        conversar sobre qual parte mais chamou atenção de cada aluno;
·        copiem as frases verdadeiras no caderno de Português.

-     Em um terceiro momento, propor as crianças que:
·        digam o que é um fato e citem alguns fatos ocorridos nesta história;
·        digam o que significa opinião e falem a opinião que formaram ao trabalhar com o livro Condomínio dos monstros;
· produzam coletivamente frases que mostram fatos acontecidos na história Condomínio dos monstros (a professora deverá desenhar uma tabela no quadro de giz, como a do exemplo abaixo, anotando as frases sugeridas nesta);
·        produzam, individualmente, para cada fato uma opinião, escrevendo-a na tabela;
·        leiam as opiniões produzidas, para que seus colegas possam concordar ou não.

Fato
Opinião deste fato












Trabalhando com a fábula O lobo e o burro

- Para trabalhar com a fábula embaralhada, O lobo e o burro, você deverá propor aos alunos que:
·        leiam o título do texto que vocês irão trabalhar;
·        digam tudo o que sabem sobre estes dois animais;
·       falem o que sabem sobre as fábulas (após o(a) professor(a) ter falado que o texto que vão trabalhar é uma fábula): como é a estrutura deste texto, o que geralmente acontece com os animais deste tipo de texto, qual é a função deste texto, onde encontramos este tipo de texto, etc;
·        falem o que acham que podem acontecer numa história que tem o título O lobo e o burro, quem elas imaginam que seja o vilão desta história e o porquê;
·        tentem ler a fábula cujos parágrafos estão embaralhados:


Clique acima para ver esta atividade


·        digam se entenderam algo e o porquê;
·      falem o que pode ser feito para resolver o problema do texto embaralhado;
·        recortem o texto embaralhado da folha xerocada;
·        ouçam a leitura que o(a) professor(a) vai fazer do primeiro parágrafo;
·        procurem este parágrafo, entre aqueles recortados, numerando-o;
·        releiam este parágrafo coletivamente, dizendo, a seguir o que entenderam dele;
·        façam o mesmo na leitura dos demais parágrafos;
·        ordenem os parágrafos, seguindo a numeração;
·        leiam o parágrafo que tem mais palavras, de acordo com a indicação do(a) professor(a) (“O lobo não queria se engasgar na hora de comer seu almoço, por isso quando o burro levantou a pata ele começou a procurar o espinho com todo o cuidado.”);
·        recontem o que leram neste parágrafo, novamente;
·        recontem este parágrafo, agora indo além do que podem ler, imaginando tudo o que pode ter ocorrido durante a cena que é transcrita neste parágrafo;
·       leiam o menor parágrafo (indagar aos alunos Com descobrir qual é o maior parágrafo?);
·        recontem este parágrafo (“Fingiu que era aleijado e saiu mancando com a maior dificuldade.”), mostrando apenas o que está explícito neste, e, depois, o que podemos ler nas entrelinhas.


Brincadeira QUAL É A RESPOSTA CERTA? - O LOBO E O BURRO
Clique acima para ver esta atividade



Clique AQUI para ler a fábula O LOBO E O BURRO.