Bem-vindos!


Aqui você tem muito conteúdo educacional de qualidade. Atividades que enriquecerão seus conhecimentos.:)

Bem-vindos ao meu blog e aprendam muito!

As crianças deverão trabalhar com o livro Camilão, o comilão para realizar a brincadeira Quem sabe, sabe!. Para isso:
  • apresentar o título para as crianças e pedir-lhes que tentem adivinhar o que poderá acontecer em uma história que tem este nome;
  • você deverá anotar o que as crianças forem falando no quadro de giz, abaixo do título O QUE NÓS ACHAMOS QUE VAI ACONTECER NA HISTÓRIA CAMILÃO, O COMILÃO;
  • observar as cenas do livro Camilão, o comilão, silenciosamente;
  • ao final, as crianças deverão falar tudo o que puderam observar nelas;
  • reler as frases escritas, no quadro de giz, para verificar se as crianças acham que poderá apagar ou modificar alguma frase;
  • destacar os elementos que compõem o texto como PERSONAGENS, TEMPO, LUGAR, PROBLEMA, SOLUÇÃO, escrevendo-os, no quadro de giz, para que as crianças ajudem você a completá-los;
  • você deverá contar a história para as crianças;
  • pedir a elas que, em cada página, possam dizer se podemos ler nestas, algo que não está escrito ali, mas que o autor quis passar para nós;
  • pedir a elas que digam em uma palavra como podemos definir Camilão (comilão, guloso, generoso, amigo, pidoncho);
  • pedir as crianças para recontar o texto;
  • conversar sobre a atitude de Camilão de sair pedindo sem parar para os animais, mesmo sabendo que na sua cesta já havia bastante alimentos;
  • conversar com as crianças sobre a importância de comermos tudo o que colocamos no prato, evitando desperdício, uma vez que, existem tantas pessoas que não têm nada para comer, valorizando, assim, nossos alimentos de cada dia;
  • pedir as crianças que digam quem é o narrador desta história, destacando-o, no quadro de giz.


Em um segundo momento, propor as crianças a brincadeira Quem sabe, sabe! (folha xerocada). Para isso:
  • ler a primeira frase e assinalar, na coluna certa, se ela representa um fato ou uma opinião sobre um fato, considerando o conto Camilão, o comilão;
  • para corrigir, pedir a uma criança para ler a primeira frase;
  • recontar com suas palavras o que leu;
  • dizer se ela representa um fato ou opinião sobre um fato;
  • as outras crianças deverão concordar ou não, justificando-se;
  • fazer o mesmo para corrigir as demais frases;
  • colorir a última frase de cada frase;
  • contar o número de palavras de cada frase.

Nenhum comentário: