- Propor as crianças trabalhar com o texto A galinha e a cenoura enorme. Para isso:
· escrever o título deste texto no quadro de giz, para que as crianças possam lê-lo e dizer se conhecem esta história;
· analisar cada palavra deste título;
· dizer o que acham que pode acontecer numa história que tem este nome;
· observar as cenas da folha xerocada, sem ler as frases;
· comentar demonstrando o que entenderam;
· pedir as crianças que digam quem são os PERSONAGENS, onde se passa a história (LUGAR), quando ocorre a história (TEMPO), qual é o PROBLEMA enfrentado pelo personagem principal e qual a SOLUÇÃO encontrada;
· contar a história para as crianças, neste momento não é para ler;
· comparar as informações que têm agora com as que tinham quando apenas conheciam o título;
· leiam o texto da folha xerocada (as cenas estão fora da ordem):
Cenas desordenadas do texto A GALINHA E A CENOURA ENORME |
· digam o que entenderam dele;
· falem o que podemos fazer para resolver o problema deste texto;
· recortem as partes deste texto;
· você deverá ler a primeira parte da história;
· procurem, entre as partes recortadas, aquela que representa este parágrafo;
· leiam esta parte todas juntas;
· digam o que entenderam desta parte;
· digam o que podemos ler nas entrelinhas deste trecho;
· numerem esta parte do texto;
· façam o mesmo com as demais partes do texto;
· recontem o texto oralmente onde uma criança começa e as demais dão continuidade;
· digam quem é o narrador desta história;
· colem o texto seguindo a numeração dos parágrafos;
· produzam, no mínimo, uma pergunta para cada parte do texto (você as escreve no quadro de giz);
· as crianças deverão copiar estas perguntas que no caderno de Português.
Nenhum comentário: