Levantando hipóteses da fábula O lobo e o burro
- Leitura do título da fábula O lobo e o burro.
- As crianças devem falar o que sabem dos dois animais que são personagens do texto.
- Debate sobre as fábulas (após o(a) professor(a) ter falado que o texto que vão trabalhar é uma fábula): como é a estrutura deste texto, o que geralmente acontece com os animais deste tipo de texto, qual é a função deste texto, onde encontramos este tipo de texto, etc.
- Levantamento de hipóteses a partir das informações que têm do texto.
- Tentar ler a fábula cujos parágrafos estão embaralhados.
Conhecendo a fábula O lobo e o burro
- Clique no link abaixo para ver esta atividade:
Conversando sobre o texto embaralhado O lobo e o burro
- As crianças falam, neste momento, se entenderam algo do texto e o porquê.
- Sugerir uma solução para resolver o problema do texto embaralhado.
Organizando a fábula O lobo e o burro
- Recortar o texto embaralhado da folha xerocada.
- Ouvir a leitura que o(a) professor(a) vai fazer do primeiro parágrafo da fábula.
- Procurem este parágrafo, entre aqueles recortados, numerando-o.
- Reler este parágrafo coletivamente, dizendo o que entenderam dele.
- Recontar o parágrafo, agora indo além do que podem ler, imaginando tudo o que pode ter ocorrido durante a cena que é transcrita neste parágrafo
- Fazer o mesmo na leitura dos demais parágrafos.
- Ordenar os parágrafos, seguindo a numeração.
Brincadeira a partir da fábula O lobo e o burro
- Clique no link abaixo para ver esta atividade:
Nenhum comentário: