- As crianças deverão ler/debater/interpretar o texto A galinha ruiva da folha xerocada. Para isso:
· antes de iniciar a leitura, observar as imagens que acompanham o texto, valorizando-as como parte integrante do texto;
· falar o que acham que vai acontecer no texto (levantamento de hipóteses);
· você deverá anotar estas informações no quadro de giz;
· ler o primeiro parágrafo do texto coletivamente;
· as crianças deverão recontar com suas palavras o que ele diz;
· falar para as crianças que o que está falando no texto é um FATO (alguma coisa que aconteceu; isso);
· colorir a última palavra deste parágrafo, de amarelo;
· caso o parágrafo tenha mais de uma frase, colorir a primeira frase do parágrafo de verde claro;
· se o parágrafo representar a fala de um personagem, colori-la de azul claro;
· se o parágrafo representar o pensamento da galinha, circulá-la;
· usar os mesmos procedimentos na leitura dos demais parágrafos;
· realizar um debate a partir do que leram neste texto, dando a OPINIÃO em relação a atitude de cada um dos personagens.
- Em um segundo momento, as crianças deverão relembrar do texto A galinha e a cenoura grande e compará-la a história A galinha ruiva. Para isso:
· você deverá escrever de um lado do quadro de giz O que eu sei da história A galinha e a cenoura grande e do outro lado O que eu sei da história A galinha ruiva;
· as crianças deverão sugerir frases a partir de uma das histórias;
· elas também deverão sugerir frases que se relacionem a outra história;
· ler e copiar as frases no caderno de Português.
Nenhum comentário: