domingo, 30 de outubro de 2016

2º Ano - Texto para leitura e interpretação O MACACO JÚLIO


Texto O MACACO JÚLIO
Texto O MACACO JÚLIO




Clique AQUI  e conheça mais histórias








1º Ano - Texto para ler e interpretar O IOIÔ DE RAFAEL, de Elisângela Terra

Leia o texto O IOIÔ DE RAFAEL, de Elisângela Terra, e resolva as questões:

Texto O IOIÔ DE RAFAEL, de Elisângela Terra
Texto O IOIÔ DE RAFAEL, de Elisângela Terra

  • Colorir, no texto, de verde, a frase que mostra quem deu o ioiô para Rafael.
  • Colorir, de amarelo, no texto o que o amigo de Rafael falou.


Clique AQUI  e conheça mais histórias









1º Ano - Texto A BONECA DE ANA, de Elisângela Terra







Texto A BONECA DE ANA, de Elisângela Terra
Texto A BONECA DE ANA, de Elisângela Terra


Sugestões de perguntas e atividades a serem feitas a partir da audição e/ou leitura deste texto:
  1. Quem ganhou uma boneca?
  2. Quando Ana ganhou sua boneca?
  3. Ana gostou de ganhar esta boneca? Por quê?
  4. Como é a boneca de Ana?
  5. Quem conta esta história?
  6. Onde e como foi a festa de Ana? Podemos encontrar esta informação neste texto?
  7. Imagine a festa de Ana. Agora, conte tudo o que você imaginou para seus colegas.
  8. Represente a expressão facial de Ana ao ganhar a boneca.




Clique AQUI  e conheça mais histórias

2º Ano - Leitura e interpretação do texto O GATO MIMO E O NOVELO DE LÃ

Mimo é um gatinho, ele quer brincar com o novelo de lã mas... ele não pode! O que fazer então?! É, claro! Mimo vai dormir. 
Leia o texto com e para seus alunos. Explore a estrutura deste gênero textual, e de outros que estão postados neste blog, e, ajude seus alunos no desenvolvimento das capacidades necessárias à leitura e interpretação!

Texto O GATO MIMO E O NOVELO DE LÃ
Texto O GATO MIMO E O NOVELO DE LÃ




Clique AQUI  e conheça mais histórias








2º Ano - Texto MÔNICA E SANSÃO, de Elisângela Terra

Texto MÔNICA E SANSÃO, de Elisângela Terra
Texto MÔNICA E SANSÃO





Clique AQUI  e conheça mais histórias







Leitura A MENINA LEVADA E O GATO DA RUA com interpretação, para o 2º ano





Você pode encontrar o texto A MENINA LEVADA E O GATO NO MURO na página


2º Ano - Leitura e interpretação do texto PATATÁ, de Elisângela Terra







Texto PATATÁ, de Elisângela Terra
Texto PATATÁ, de Elisângela Terra




Clique AQUI  e conheça mais histórias


1º Ano - Texto PULAR CORDA, de Elisângela Terra






  • Ler o texto muitas vezes:
Texto PULAR CORDA, de Elisângela Terra
Texto PULAR CORDA

  • Colorir o nome da criança que é a mais esperta para pular corda, toda vez que ele aparecer:



Clique AQUI  e conheça mais histórias


1º Ano - Texto A PIPA E O VENTO, de Elisângela Terra







  • Leia o texto abaixo:
Texto A PIPA E O VENTO, de Elisângela Terra
                        Texto A PIPA E O VENTO
  • Colorir a última palavra do texto.




Clique AQUI  e conheça mais histórias

3º ANO PROJETO DE LEITURA HOJE É DIA DE HISTÓRIA

Os alunos do 3º Ano, da escola onde trabalho, participam do projeto Hoje é dia de história que tem por objetivo desenvolver a linguagem oral, a leitura e a interpretação. Este projeto está dividido em três fase:

1ª  fase
1) Dias de preparação:
· Explicar para as crianças como será desenvolvido este projeto.
· Escolher um dia da semana para contar histórias para os colegas de uma turma do 2º ano.
· Apresentar a caixa Hoje é dia de história que deverá conter vários livros.
· Pedir a elas que escolham um dos livros.
· Durante a semana, as crianças deverão treinar a leitura deste livro tanto na escola quanto em casa, bem como, a contação desta história.
· Para treinar a contação, pedir as crianças que, em duplas, uma leia o livro que a outra escolheu.
· Pedir a “dona” do livro que o reconte esta história para que a outra criança da dupla possa dizer se ela contou ou não certo.
· Depois, a outra criança da dupla deverá contar a história para seu colega.

2ª  fase
2) Dia de contar história:
· Visitar a turma do 2º Ano a qual vai acompanhar durante a realização deste projeto.
· Escolher um lugar da escola para que a dupla possa contar para a criança do 2º Ano a história escolhida.
· Após cada criança contar sua história, apresentar o texto para a criança do 2º Ano falando sobre qual tipo de gênero textual ele representa.

3ª  fase
Avaliação:
· De volta à sala de aula, contar o que achou desta experiência.
· Como Tarefa de casa, produzir um relatório falando tudo o que vivenciou nesta experiência.
· Na sala de aula, ler o relatório para os colegas.
  

Nossos alunos gostam muito de ler para seus colegas menores. Muitos deles ficam nervosos, inicialmente, mas com o tempo, acostumam-se e gostam muito de participar deste projeto. Espero que vocês gostem da ideia.
Até mais!


Clique AQUI  e conheça mais histórias 



1º Ano - Texto O PRESENTE DE REBECA E RENATO, de Elisângela Terra




Iniciar, fazendo o levantamento de hipóteses, onde os alunos tentarão descobrir quais informações traz o texto. A seguir, fazer uma leitura compartilhada e de análise das informações contidas no texto. Comparar as informações relacionadas durante o levantamento de hipóteses comparando as informações que agora têm do texto, destacando quais informações foram confirmadas com a leitura deste. 

Texto O PRESENTE DE REBECA E RENATO, de Elisângela Terra
                                                                                                             Texto O PRESENTE DE REBECA E RENATO


Sugestões de perguntas a serem feitas após as fases de levantamento de hipóteses e de leitura/audição do texto: 
  • Qual é o parentesco de Rebeca e Renato?
  • Quem ganhou um presente do vovô?
  • O que a vovó deu de presente para Renato?
  • O que as crianças fizeram após ganhar os presentes?
  • O brinquedo que as crianças ganharam é antigo ou atual?
  • Por que é bom brincar?
  • Será que as crianças gostaram do presente que elas ganharam?
  • Vocês já brincaram de pião? 




Clique AQUI  e conheça mais histórias