![]() |
Texto O MACACO JÚLIO |
É um blog dedicado a oferecer diversas atividades para professores e professoras que buscam, na Internet, ajuda para planejar suas aulas.
domingo, 30 de outubro de 2016
1º Ano - Texto para ler e interpretar O IOIÔ DE RAFAEL, de Elisângela Terra
1º Ano - Texto A BONECA DE ANA, de Elisângela Terra
![]() |
Texto A BONECA DE ANA, de Elisângela Terra |
Sugestões de perguntas e atividades a serem feitas a partir da audição e/ou leitura deste texto:
- Quem ganhou uma boneca?
- Quando Ana ganhou sua boneca?
- Ana gostou de ganhar esta boneca? Por quê?
- Como é a boneca de Ana?
- Quem conta esta história?
- Onde e como foi a festa de Ana? Podemos encontrar esta informação neste texto?
- Imagine a festa de Ana. Agora, conte tudo o que você imaginou para seus colegas.
- Represente a expressão facial de Ana ao ganhar a boneca.
2º Ano - Leitura e interpretação do texto O GATO MIMO E O NOVELO DE LÃ
Mimo é um gatinho, ele quer brincar com o novelo de lã mas... ele não pode! O que fazer então?! É, claro! Mimo vai dormir.
Leia o texto com e para seus alunos. Explore a estrutura deste gênero textual, e de outros que estão postados neste blog, e, ajude seus alunos no desenvolvimento das capacidades necessárias à leitura e interpretação!
![]() |
Texto O GATO MIMO E O NOVELO DE LÃ |
Leitura A MENINA LEVADA E O GATO DA RUA com interpretação, para o 2º ano
Você pode encontrar o texto A MENINA LEVADA E O GATO NO MURO na página
2º Ano - Leitura e interpretação do texto PATATÁ, de Elisângela Terra
1º Ano - Texto PULAR CORDA, de Elisângela Terra
- Ler o texto muitas vezes:
![]() |
Texto PULAR CORDA |
- Colorir o nome da criança que é a mais esperta para pular corda, toda vez que ele aparecer:
1º Ano - Texto A PIPA E O VENTO, de Elisângela Terra
- Leia o texto abaixo:
![]() |
Texto A PIPA E O VENTO |
- Colorir a última palavra do texto.
3º ANO PROJETO DE LEITURA HOJE É DIA DE HISTÓRIA
Os alunos do 3º Ano, da escola onde trabalho, participam do projeto Hoje é dia de história que tem por objetivo desenvolver a linguagem oral, a leitura e a interpretação. Este projeto está dividido em três fase:
1ª fase
1) Dias de preparação:
· Explicar para as crianças como será desenvolvido este projeto.
· Escolher um dia da semana para contar histórias para os colegas de uma turma do 2º ano.
· Apresentar a caixa Hoje é dia de história que deverá conter vários livros.
· Pedir a elas que escolham um dos livros.
· Durante a semana, as crianças deverão treinar a leitura deste livro tanto na escola quanto em casa, bem como, a contação desta história.
· Para treinar a contação, pedir as crianças que, em duplas, uma leia o livro que a outra escolheu.
· Pedir a “dona” do livro que o reconte esta história para que a outra criança da dupla possa dizer se ela contou ou não certo.
· Depois, a outra criança da dupla deverá contar a história para seu colega.
2ª fase
2) Dia de contar história:
· Visitar a turma do 2º Ano a qual vai acompanhar durante a realização deste projeto.
· Escolher um lugar da escola para que a dupla possa contar para a criança do 2º Ano a história escolhida.
· Após cada criança contar sua história, apresentar o texto para a criança do 2º Ano falando sobre qual tipo de gênero textual ele representa.
3ª fase
Avaliação:
· De volta à sala de aula, contar o que achou desta experiência.
· Como Tarefa de casa, produzir um relatório falando tudo o que vivenciou nesta experiência.
· Na sala de aula, ler o relatório para os colegas.
Nossos alunos gostam muito de ler para seus colegas menores. Muitos deles ficam nervosos, inicialmente, mas com o tempo, acostumam-se e gostam muito de participar deste projeto. Espero que vocês gostem da ideia.
Até mais!
Clique AQUI e conheça mais histórias
do blog ATIVIDADES PARA EDUCADORES
Texto para ler e interpretar O PRESENTE DE REBECA E RENATO, de Elisângela Terra
Iniciar, fazendo o levantamento de hipóteses, onde os alunos tentarão descobrir quais informações traz o texto. A seguir, fazer uma leitura compartilhada e de análise das informações contidas no texto. Comparar as informações relacionadas durante o levantamento de hipóteses comparando as informações que agora têm do texto, destacando quais informações foram confirmadas com a leitura deste.
![]() |
Texto O PRESENTE DE REBECA E RENATO |
Sugestões de perguntas a serem feitas após as fases de levantamento de hipóteses e de leitura/audição do texto:
- Qual é o parentesco de Rebeca e Renato?
- Quem ganhou um presente do vovô?
- O que a vovó deu de presente para Renato?
- O que as crianças fizeram após ganhar os presentes?
- O brinquedo que as crianças ganharam é antigo ou atual?
- Por que é bom brincar?
- Será que as crianças gostaram do presente que elas ganharam?
- Vocês já brincaram de pião?
Assinar:
Postagens (Atom)